Serra promove evento para debater violência contra a pessoa idosa

Publicidade

banner topo matérias 728x90px

Na próxima terça-feira (15) é celebrado o Dia Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa. E com o objetivo de chamar atenção para a data, a Prefeitura da Serra vai promover o webnário com o tema “Dignidade e Respeito à Pessoa Idosa: diga não à violência”.

O evento será realizado na terça (15), a partir das 9 horas, com transmissão pelo Youtube, por meio do canal Educa Serra. Os interessados podem acessar o link http://m.youtube.com/watch?v=TOC1vl9Xj. Não é preciso fazer inscrição para participar do evento.

Na ocasião, será feita uma breve contextualização da violência contra o idoso na Serra e apresentados dados, fluxos e contextos jurídicos do município. Além disso, serão discutidas as estratégias de enfrentamento e cuidados relacionados ao contexto de violência contra a pessoa idosa.

A secretária de Assistência Social da Serra, Lilian Mota, destaca a importância da iniciativa. “A sociedade precisa olhar com mais cuidado para a população idosa. Esse evento vem para chamar a atenção de todos, inclusive dos órgãos públicos que têm o papel de trabalhar políticas mais elaboradas à erradicação dessa violência”, afirma.

A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS) e conta com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e Faculdade Doctum.

Para denunciar de forma anônima qualquer tipo de violência contra os idosos o telefone é o Disque 100.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

Mauro Natalício – Presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa  

Tema de abertura: Ação e Proteção à Pessoa Idosa: Caracterização da Violência, Políticas Públicas, Garantia de Direitos e Papel do Conselho.

Maria da Conceição Santana Barbosa – Membro do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra

Marta Nunes do Nascimento – Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI)

Liliane Pereira Coelho – Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI)

09h50 – Breve contextualização da violência no município da Serra

Tema: A Violência Contra Pessoa Idosa no Município da Serra: dados, fluxos e contextos jurídicos

Mariana Rosa Nascimento e Filipe Caliman Figueiredo – Assessores Jurídicos do CREAS (SEMAS – GPSE)

Sthefanie da Penha Silva e Rafaela Venturine Cancian – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica

10h50 – Estratégia de enfrentamento e cuidados relacionados ao contexto de violência à pessoa idosa

Eduardo Silva Miranda – Dr. em psicologia pela Ufes – Coordenador do curso de psicologia – Faculdade Doctum – Serra – ES

11h30 – Debate

12h – Encerramento

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui