Estamos publicando uma série de colunas analisando o perfil dos “novos prefeitáveis” que podem surgir no cenário eleitoral de Guarapari em 2024. Na primeira coluna trouxemos uma novidade: Serginho Meneguelli como um dos candidatos (Serginho Meneguelli será convidado a disputar a prefeitura de Guarapari)
Depois foi a vez de apresentarmos os nomes do presidente do Bandes Munir Abud (Novos “Prefeitáveis: Munir Abud pode entrar na disputa pela prefeitura de Guarapari) e da vereadora Kamilla Rocha (”Novos Prefeitáveis”: Kamilla Rocha pode ser a primeira mulher com chances de se eleger prefeita desde Morena).
Identificamos como “novos prefeitáveis” os potenciais candidatos que nunca disputaram a prefeitura da cidade.
Na coluna de hoje (23/12), apresentamos o nome do ex-presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo Dantas.
Com perfil popular, o ex-presidente da Câmara de Guarapari é figura presente na política da cidade. Em 2020, ajudou o filho, Leo Dantas (Patriotas), a se eleger vereador e desde então tem realizado reuniões com parceiros e lideranças políticas e colocado seu nome à disposição da cidade para a disputa pela prefeitura em 2024.
Dantas é aliado do prefeito Edson Magalhães, mas quando discorda de alguma ação da prefeitura se manifesta publicamente. De temperamento forte, Dantas coleciona amigos com a mesma intensidade que combate seus adversários. Temido por alguns, Dantas possui forte eleitorado nas regiões mais populares da cidade, onde é apelidado como “o amigo do povo”. Dantas é atuante em Guarapari e mantém uma rotina diária de divulgar seus atos públicos através de grupos de WhatsApp, local preferido pelo ex-vereador para tecer duras críticas aos opositores.
Dificilmente Dantas é visto em festas badaladas da sociedade de Guarapari, se quiser encontrar com o “amigo do povo” é nos bairros carentes que você vai esbarrar com Dantas.
Responsável por festas já tradicionais na cidade como o Dia das Crianças e o Dia do Trabalhador e, confraternizações como o almoço com a imprensa, Dantas comemora essas datas dentro dos bairros mais carentes.
Apoiador do governador Casagrande (PSB), Dantas já disse que quer ser prefeito para conseguir mais obras para a cidade e, para isso, conta com o bom relacionamento que possui com o governador.
A próxima eleição será a primeira desde 2008 que não teremos nem Edson Magalhães, que já está no segundo mandato, e nem Carlos Von, que teve seus direitos cassados pela justiça e não poderá disputar. Com isso, novos nomes estão surgindo e deveremos ter entre 8 a 10 candidatos com possibilidade de vencer a disputa.
A previsão é que o próximo prefeito pode ser eleito com menos de 20 mil votos e isso credencia Dantas como um dos nomes capazes de se eleger. Quem pode atrapalhar os planos de Dantas, se resolver disputar a prefeitura e dividir os votos do eleitor mais carente, é o vereador Zé Preto, eleito deputado estadual e que também possui base eleitoral dentro dos bairros da periferia.
Habilidoso nos bastidores, Dantas se movimenta e dialoga com todos os setores e também deve conquistar apoio fora dos bairros carentes e assim aumentar seu potencial de votos.
Na próxima coluna, vamos analisar o perfil do vereador e deputado estadual eleito Zé Preto (PL).