terça-feira, 1 de julho de 2025 / 22:58
InícioNoticiasGolpistas se passam por deputados em aplicativo de mensagem

Billboard - 970X250

Golpistas se passam por deputados em aplicativo de mensagem

RETANGULAR TOPO DE TEXTO - 728X90

Não é difícil encontrar alguém que já tenha sido vítima de golpes através de celulares e aplicativos de mensagem. Há alguns anos, o criminoso ligava para familiares de uma suposta vítima fazendo ameaças e exigindo dinheiro. Hoje, os métodos estão mais rápidos e os golpistas usam aplicativos de mensagem e redes sociais para se passar por alguém que precisaria de dinheiro emprestado.

Até deputados estaduais do Espírito Santo se tornaram alvos. Nesta semana, os deputados Bruno Lamas (PSB), Janete de Sá (PMN) e Xambinho (PL) enviaram mensagens aos seus seguidores nas redes sociais pedindo que não deem dinheiro a golpistas que estão se passando pelos parlamentares ou suas equipes por meio de telefonemas ou mensagens enviadas pelo WhatsApp. Em todos os casos, os celulares são desconhecidos dos políticos. Mas os golpistas se apresentam usando imagens semelhantes às dos perfis dos parlamentares em suas redes oficiais.

Num dos diálogos, na última segunda-feira (12), pelo WhatsApp, uma pessoa ligada a Bruno Lamas recebeu o pedido de depósito da quantia de R$1.180, que seria supostamente para o parlamentar, conforme prints feitos pelo deputado.

“Estou trabalhando ainda, mas sem problemas”, disse a pessoa que tem vínculo com o parlamentar.

“Consegue efetuar um pagamento para mim? Amanhã, te transfiro o valor”, indaga o golpista, que se passa pelo deputado.

“Consigo sim”, afirma o aliado do político.

“Ok. Vou enviar os dados”, garante o estelionatário.

“Já ia pedir isso. Você precisa de quanto?”, questiona a suposta vítima.

“1.180,00, o valor”, declara o golpista. A quantia não foi repassada porque a pessoa desconfiou da ação do bandido.

Ao perceber o golpe, Bruno fez um alerta nas suas redes sociais. “Estelionatários estão tentando se passar por mim. Informo que este número nunca foi meu e nem autorizei ninguém a falar em meu nome. Se te chamarem, não responda. Já estou tomando as providências junto à polícia”, afirmou o deputado Bruno Lamas.

Situação semelhante ocorreu com Xambinho, que adotou a mesma estratégia ao alertar as pessoas em suas redes sociais. Já Janete chamou a atenção para o que ela chamou de “golpe do telefonema”.

“Golpistas estão ligando de telefone desconhecido se passando por mim e minha assessoria a fim de conseguir dinheiro. Não repasse seus dados! Isso é golpe”, declarou Janete nas redes sociais.

Fique Atento

As autoridades de segurança têm alertado sobre esses crimes e maneiras de se proteger: Polícia Civil orienta como não cair em golpes eletrônicos.

 

RETANGULAR RODAPE MATERIAS - 728X90

QUADRADO 2 - 300X250

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

QUADRADO 1 - 300X250

QUADRADO 2 - 300X250

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RETANGULAR 3 - 320X100

RETANGULAR 4 - 320X100


RODAPE 1140X140PX