Início Cidades Viana pode ser capital do ES por um dia. A iniciativa é...

Viana pode ser capital do ES por um dia. A iniciativa é do deputado Marcelo Santos

banner topo matérias 728x90px

O deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) apresentou o Projeto de Lei n°307/2021, na Assembleia Legislativa (Ales) para que fosse acrescentado ao Calendário Oficial do Estado do Espírito Santo o aniversário de emancipação do município de Viana e houvesse a transferência simbólica da capital do Estado para a cidade. A finalidade do PL é prestigiar Viana que faz aniversário dia 23 de julho.

Dep. Marcelo Santos com o prefeito de Viana Wanderson Bueno
Foto: Bruno Fritz I Dep. Marcelo Santos com o prefeito de Viana Wanderson Bueno.

“São 159 anos fazendo parte do desenvolvimento capixaba, Viana hoje é a Capital Estadual da Logística e não é à toa, um lugar que abastecia o Palácio Anchieta por meio de uma fazenda agrícola, Araçatiba, e que é o berço da imigração europeia, hoje é cortada por duas importantes rodovias federais – as BR’s 101 e 262 – e merece tamanha homenagem”, afirmou o deputado Marcelo Santos. 

A eficiência das rodovias que cortam o município foi motivo da criação da lei 10.907/2018, também de autoria do deputado, que denomina o local como a “Capital Estadual da Logística”. Segundo o deputado, considerar os projetos e as obras de duplicação das BR’s 101 e 262 e da implantação da BR 447, que ligam a região, foi outro motivo que originou a criação do atual projeto de lei que visa a transferência da capital para Viana. 

A contribuição cultural de Viana acontece, oficialmente, desde 1813, quando imigrantes alemães e italianos vieram com destino ao local para povoar a primeira estrada que ligaria Vitória ao estado de Minas Gerais, assim como amenizar a escassez de mão-de-obra agrícola. A transferência da capital já ocorre em Cariacica, Vila Velha, Anchieta e Serra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

Anuncio de video

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -