Política em um minuto – 24/12/2022
Armandinho Fontoura
O vereador Armandinho Fontoura (Podemos) está incomunicável em uma cela individual no presídio de Viana. O cubículo onde se encontra o vereador possui um colchão, uma pia e um vaso sanitário. A proximidade com outras celas possibilita ao vereador ouvir gritos de intimidação por parte de outros presos de alta periculosidade, que sabem de sua prisão pela TV. Sem poder conceder entrevistas ou realizar um pronunciamento, o vereador fez chegar a sua mãe um recado com uma mensagem de esperança nesse Natal. Nossa equipe teve acesso ao bilhete através de um interlocutor. Confira o que estava escrito no bilhete:
*”Mãe
nessa data especial não estaremos juntos. Mas, saiba que na medida do possível estou bem. Escolhi lutar pelo que acredito e tenho certeza que em breve estaremos juntos e mais fortes. Estou em oração para encontrar forças em Cristo e Deus Pai. Meu pensamento estará em você nesta noite de 24 para 25 e peço que faça o mesmo e assim, através do espírito do Natal, estaremos juntos.
Do seu filho Armandinho
PS: Guarde um pouco da Ceia para mim porque a comida daqui não chega aos pés da sua.”*
Jackson Rangel
O jornalista Jackson Rangel está dividindo a cela com outros presos. Segundo informações, são nove presos em um espaço projetado para 5 pessoas. O cubículo não possui cama para todos, que são obrigados a se acomodarem no chão da cela, como ele, ralando o braço no cimento. Bastante debilitado, o jornalista, que é diabético, precisou ser atendido pela enfermaria e recebeu soro na veia; Por conta do seu estado, está com uma ferida de difícil cicatrização. A alimentação não é adequada ao estado de saúde e o jornalista optou em rejeitar parte dos alimentos para não passar mal, ingerindo apenas água e as poucas frutas que são disponibilizadas pelo presídio, o que piorou o quadro debilitado do jornalista.
Pastor Fabiano
O pastor Fabiano dividiu por alguns dias a cela com o vereador Armandinho Fontoura e nesse momento está em outra cela com outros presos. Também debilitado, está se mantendo em silêncio a maior parte do tempo.