quinta-feira, 27 de março de 2025 / 00:56
InícioEsporte e SaúdePacientes da terceira idade ganham investimento em tecnologia para cuidar da saúde

banner topo matérias 728x90px

Pacientes da terceira idade ganham investimento em tecnologia para cuidar da saúde

banner topo matérias 728x90px 2

O investimento em tecnologias tem contribuído para a melhoria da assistência e da qualidade de vida de pacientes na MedSênior, operadora da saúde exclusiva da terceira idade. A inovação está presente no hospital, nas clínicas, nos programas de prevenção e nos sistemas que apoiam o
trabalho da equipe médica.

O Hospital MedSênior, por exemplo, a primeira unidade geriátrica privada do Brasil, utiliza inteligência artificial. Além de adotar um prontuário eletrônico, que reúne as informações do paciente e permite o acesso aos dados de forma rápida e segura, de modo a direcionar o tratamento, possui um sistema de checagem beira-leito que monitora o estado de saúde da pessoa internada em tempo real.

Por meio da tecnologia também é possível que pacientes e familiares tenham encontros virtuais. Para isso, tablets são conectados às smart TVs dos apartamentos e de cada box de UTI, facilitando o contato dos idosos com o mundo exterior.

A vice-presidente de Operações da MedSênior, Priscila Valentim, ressalta que o hospital – que completa um ano de funcionamento em julho – foi projetado para ser o mais moderno do Estado. “Reunimos em um só lugar tecnologia de última geração e exames e cirurgias de alta complexidade. Queremos um hospital cada vez mais móbile, com menos computadores e mais tablets, dando agilidade ao atendimento”, afirma.

Segundo Priscila, a MedSênior foi o primeiro hospital privado do Estado a realizar os próprios testes de sorologia e PCR para detecção da Covid-19, sem que as amostras sejam enviadas para análise e validação externa.

O equipamento de PCR, instalado no laboratório do hospital, é de alta tecnologia e importado do Canadá, fazendo com que a liberação dos resultados dos exames ocorra em até duas horas. Além dela, todas as outras máquinas utilizadas no laboratório são importadas e de alta tecnologia, atendendo a demandas de todos os setores do hospital.

Pacientes usarão pulseiras eletrônicas

O projeto de Tecnologia da Informação da MedSênior foi desenvolvido para funcionar 24 horas, mesmo em momentos críticos, e oferecer acesso à informação em alta velocidade. Não há risco dos equipamentos ficarem fora do ar, trazendo segurança e agilidade para o dia a dia da operadora de saúde.

O sistema implantado também permite que, durante a pandemia, os colaboradores em home office executem suas atividades como se estivessem dentro da empresa.

O próximo passo será a utilização de pulseiras eletrônicas nos pacientes internados. Uma tecnologia que utiliza rádios de Wi-Fi permitirá que os idosos sejam monitorados, captando, por exemplo, se eles se movimentaram no leito e até mesmo se estão prestes a caírem da cama.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3