InícioEducaçãoInscrições abertas para Programa Nossa Bolsa começam nesta quarta (1/6)

banner topo matérias 728x90px

Inscrições abertas para Programa Nossa Bolsa começam nesta quarta (1/6)

As inscrições do Programa Nossa Bolsa 2022/02 serão abertas às 9 horas desta quarta-feira (1º) e terminam às 23h59 do próximo dia 12 e junho e quem concluiu o Ensino Médio em uma escola pública ou em uma escola particular na condição de bolsista e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 ou 2021, pode entrar na disputa. 

São 1.300 bolsas integrais graduação em uma das 20 instituições de Ensino Superior localizadas em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e do interior do Estado. São 40 cursos, entre eles então: Direito, Enfermagem, Administração, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas de Informação, Farmácia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição, Engenharia Mecânica, Publicidade e Propaganda, entre outros.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que o Programa Nossa Bolsa integra o Sistema UniversidadES. “A UniversidadES, nossa universidade estadual, reúne e organiza políticas estaduais de educação profissional e de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e inovação. O Nossa Bolsa é uma dessas importantes políticas públicas”, pontuou.

O 2º edital do Nossa Bolsa em 2022 foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

“O nosso objetivo é dar mais oportunidade para as pessoas. Com o número de inscritos no primeiro edital deste ano, percebemos que uma grande parte da população não conseguiu ser contemplada com uma bolsa e que essas pessoas sonham em realizar a graduação e precisam dessa bolsa para concretizar seus sonhos. Por isso, mantivemos a parceria com a Sedu neste novo edital e, com isso, foi possível conseguir mais recursos para poder atender a essa demanda. Estamos muito felizes e com ótimas expectativas”, salientou diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel. 

Acesse o edital: EDITAL FAPES Nº 11/2022 

Para realizar a inscrição: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa

Para acessar o manual do candidato: Manual do candidato

Programa Nossa Bolsa 

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação. 

Para se inscrever, o candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 e 2021 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3