70 fuzis M4 calibre 5.56, da marca americana Colt reforçam a Polícia Civil. As armas que são consideradas umas das mais modernas e melhores do mundo em seu gênero, foram entregues em cerimônia realizada hoje (27), na presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, e do delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré.
Também estiveram presentes no encontro o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica, Rogério Barcellos, o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Sérgio de Mello, além do superintendente de Polícia Especializada, delegado José Darcy Arruda, o superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas, delegado João Calmon, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Joel Lyrio Júnior, bem como outras autoridades da Polícia Civil.
As armas serão fornecidas às unidades de todo o Estado que possuam em seus quadros servidores habilitados ao uso do equipamento. Já foram beneficiadas unidades como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e as Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por exemplo. Ao todo, mais de 300 policiais civis já passaram por treinamentos que os capacitaram para atuar com esse fuzil.
O secretário Nylton Rodrigues destacou que a instituição Polícia Civil fica fortalecida com a chegada dos fuzis. À ocasião, os majores Charles e Saulo foram homenageados, uma vez que a ata que possibilitou essa compra começou na Polícia Militar, a partir da ação desses oficiais.
“Foi uma concorrência internacional feita na Polícia Militar, para que pudéssemos ter acesso às melhores armas do mundo, inclusive a Polícia Civil. Outros estados, inclusive, têm procurado a nossa ata para fazer as concorrências. É um armamento muito mais leve, de última geração. É um armamento que veio evoluindo com o passar dos anos e, para atividade, urbana, se tornou uma unanimidade no mundo como melhor fuzil”, disse o secretário, que ainda falou sobre outra concorrência, agora referente a pistolas.
“Estamos concluindo uma outra concorrência internacional, e quem venceu essa concorrência (de pistolas) foi a Glock. Vamos adquirir pistolas tanto para a Polícia Civil quanto para a Polícia Militar”, ressaltou o secretário. Cerca de 3 mil pistolas .40 e 9 milímetros vão reforçar as instituições.
Segundo o delegado-geral este armamento é considerado um dos melhores do mundo. “Com esse equipamento conseguimos dar uma resposta imediata à sociedade que estamos bem preparados para o dia a dia policial”, destacou.
Guilherme Daré afirmou ainda que mais de 320 policiais civis foram treinados pela Academia de Polícia (Acadepol).
“Desde o início do processo para aquisição desses equipamentos, tivemos a preocupação de capacitar nossos policiais. Esperamos capacitar mais policiais ao longo deste ano”, finalizou.