Política em um minuto – 28/12/2022
O Realidade Capixaba teve acesso com exclusividade, a um relatório feito pela OAB sobre as condições dos advogados presos no presídio de Viana. Nesse presídio estão presos o jornalista Jackson Rangel – que aparece em uma das fotografias – o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) e o pastor Fabiano, presos por decisão do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, enquadrados na lei de crimes “antidemocráticos”.
O documento foi produzido com o intuito de verificar as condições em que advogados estão presos. Em uma das celas o jornalista Jackson Rangel divide o espaço projetado para quatro presos com outros oito detentos. Além dos presos por crimes “antidemocráticos” também estão no espaço presos por outros crimes. Jackson Rangel se encontra debilitado e com feridas expostas com difícil cicatrização devido a diabetes. A alimentação do jornalista não é adequada ao seu estado de saúde e ele optou por recusar parte dos alimentos, ingerindo apenas pão e frutas que são armazenados de maneira irregular, como mostra uma das imagens.
A cela onde está o jornalista Jackson Rangel possui um vazo sanitário separado das camas por uma porta sanfonada e uma pia. Segundo documento obtido pela nossa equipe, no relatório consta que foram encontrados baratas e mofo.
Da porta da cela é possível ver onde ficam os outros presos, separados por grades. A cela do jornalista fica no segundo andar, diferente da cela do vereador Armandinho Fontoura que fica no mesmo corredor de presos de alta periculosidade como estupradores e assassinos.
No momento da visita, a informação era de que o vereador Armandinho Fontoura estava em uma cela individual por se tratar de pessoa pública e correr risco de vida depois que foi reconhecido por outros presos. O vereador passa o tempo lendo livros que estão disponíveis no presídio. Segundo relatos não existem televisão ou rádio na cela onde o vereador se encontra.
O pastor Fabiano está em outra cela com outros detentos, mas nossa equipe não conseguiu obter informações sobre quantos presos dividem a cela com o pastor. A única informação que obtivemos é que o pastor Fabiano também está debilitado e passa a maior parte do tempo em silêncio.
Hoje completam 13 dias que o vereador Armandinho Fontoura e nove dias que o jornalista Jackson Rangel estão presos. Ainda não existem informações sobre uma resposta do ministro ao pedido de soltura feito pelos advogados (“Atos antidemocráticos”: Alexandre de Moraes inicia decisão sobre soltura).
Vereadores de Vitória querem retirar Armandinho Fontoura da presidência caso ele não seja solto até o dia da posse, em 01 de janeiro se 2023. Relembre o caso: Vereadores de Vitória usam artimanha para dar o golpe e mudar a presidência. Entenda o caso.