quarta-feira, 19 de junho de 2024 / 01:05
InícioNoticiasErick Musso destaca ações da Ales em discurso de despedida

banner topo matérias 728x90px

Erick Musso destaca ações da Ales em discurso de despedida

 

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso (Republicanos) fez um discurso de despedida na abertura da sessão ordinária de ontem, quarta-feira (21/12). Musso deixa a Assembleia no dia 1º de fevereiro de 2023, quando tomam posse os deputados eleitos para a próxima legislatura.

Erick destacou as realizações durante o mandato e a atuação da Ales mesmo durante a pandemia. Dentre as ações estão a implantação de serviços ao cidadão, a redução de gastos e o investimento em tecnologia. 

Emocionado, o parlamentar agradeceu aos seus colegas de plenário, servidores e cidadãos capixabas e disse que não se tratava de um adeus, mas de um “até breve”. 

“Eu aprendi desde muito jovem, ainda com meu saudoso avô, que quando nós estivéssemos em funções públicas nós precisávamos construir os nossos amigos. Porque amigos da nossa caneta acabam quando acaba a tinta. E eu tenho a certeza e a convicção plena, total e absoluta, que nesta Casa eu construí mais amigos do Erick do que amigos da caneta. Porque da caneta vai acabar dia 31 de janeiro, mas do Erick será levado por toda vida, por toda história. Obrigado e um beijo no coração de todos vocês.” 

Todos os parlamentares presentes na sessão cumprimentaram e agradeceram o presidente após o seu discurso.

Foto: Ales

Confira o discurso na íntegra

“Hoje, sem sombra de dúvidas, é um dos dias mais marcantes da minha história. Dia que fecho mais um ciclo da minha vida pública. E não tinha como não ser emocionante. Depois de oito anos de aprendizado diário, me despeço desse plenário. E não poderia ser com sentimentos melhores: o de gratidão e respeito pelo povo capixaba.

São dois mandatos como deputado estadual, sendo três períodos, seis anos, como presidente desta Casa. Uma honra que guardarei com muito carinho e orgulho para o resto de minha vida.

As conjunturas econômica, social e política ao longo desses anos exigiram, de cada um de nós, bom senso e sensibilidade para avaliar e ouvir atentamente as reais aspirações de nossa sociedade. Tivemos imensos desafios nesse período. E os encaramos com coragem e compromisso.

Até algo inimaginável nós enfrentamos. Quem diria! Uma pandemia de proporções e consequências mundiais, que afetou diretamente toda a sociedade e nos ofereceu a oportunidade de redobrar esforços para atender as demandas sociais. Mas acredito que demos respostas rápidas e objetivas. E os resultados, avalio, foram satisfatórios.

São em momentos como esse que se evidencia a importância de um parlamento responsável em relação às demandas da população. Fundamental, eu diria, uma Assembleia Legislativa independente, livre, eleita diretamente pelo povo, e que se transformou em um alicerce inabalável de nossa democracia.

Acredito que eu também escrevi meu nome na história desta Assembleia. Fizemos, nesse tempo, muito bem o nosso papel. Independentemente de nossas funções básicas de legislar e fiscalizar o Executivo, tivemos o compromisso e a sensibilidade de andar de mãos dadas com o cidadão. Isso porque é aqui onde os mais importantes temas da sociedade são debatidos, encaminhados e votados. Sempre fomos a principal caixa de ressonância das questões que envolvem a população.  

A nossa Casa, em nenhum momento, parou, se apequenou ou se omitiu. Muito pelo contrário. Redobrou seus esforços em prol de todos. E cada um de vocês, meus amigos deputados e deputadas, nessas duas legislaturas pelas quais eu passei, sempre tiveram consciência de seu importante papel. 

Todos os projetos encaminhados pelo Executivo e de interesse do capixaba foram aprovados com responsabilidade e compromisso. Agradeço de coração a todos vocês por isso. Por entenderem que, ainda com ideologias diferentes, a nossa gente está acima de qualquer diferença política e ideológica. Nós mostramos que fazer política com ‘P’ maiúsculo é estar ao lado de cada irmão e irmã capixaba. E foram inúmeros os momentos que estivemos a postos.

Nos períodos de grandes tragédias também estávamos aqui. Nas fortes chuvas que atingiram nosso estado ou nos períodos mais críticos da pandemia, a atenção dessa Casa foi além de suas atribuições constitucionais. Fomos à luta e organizamos campanhas que arrecadaram mais de 100 toneladas de doações de alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e roupas para a população mais atingida. E, mais uma vez, venceu a solidariedade dos capixabas e nossa inciativa de atender aos desassistidos.

Quando se trabalha com foco, profissionalismo, planejamento e compromisso com a cidadania, o reconhecimento por esse trabalho é secundário, mas ele chega, ainda que não seja esse o objetivo. Uma das prioridades de nossa gestão sempre foi a de abrir da Casa para o cidadão. E tenho a convicção de que essa meta foi cumprida por meio de várias ações.

Foram muitos os avanços nesse período, centrados sempre na inovação dos serviços. O grande destaque foi a implementação do premiado espaço Assembleia Cidadã. Primeiro lugar no Brasil em atendimento ao público. Feito inédito e um orgulho para todos! O que mostra com certeza que sempre estivemos na direção certa.

Fazem parte do espaço Assembleia Cidadã o Procon Ales, a Procuradoria da Mulher, a Delegacia do Consumidor, o posto para a emissão da carteira de identidade, o Núcleo do Terceiro Setor, o núcleo da Defensoria Pública. Além disso, uma sala de apoio aos vereadores capixabas e a recém-inaugurada sala para os líderes comunitários. Muitas ações construídas com a ajuda de todos os deputados e deputadas.

Não podemos deixar de lembrar das ações que colocaram a Assembleia em um patamar de excelência, tecnologia e transparência, como o Ales Digital, a Alesinha, a modernização de nosso parque tecnológico e da TV Assembleia.

O reconhecimento e todos os prêmios foram importantes. Motivaram a direção da Casa, os servidores envolvidos e compromissados com os serviços. Entretanto, o mais importante é atender o cidadão, de uma forma profissional, nas suas necessidades. É assim que deve ser sempre! 

Todo o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa, durante esses anos que estivemos à frente dessa Casa, foram desenvolvidos com ética, transparência e, principalmente, tendo como meta economizar os recursos públicos dentro de seu orçamento. Deixamos de ser uma das casas de leis que mais gastava para nos tornar uma das mais econômicas do país. Isso é compromisso com a população. Respeito aos recursos públicos.

A todos os nossos prestativos e competentes servidores do Legislativo, o meu muito obrigado pela parceria, por acreditarem sempre que poderíamos avançar e oferecer o melhor a nossa população. Todos vocês foram, para dizer o mínimo, fantásticos. A vocês, só posso dizer, mais uma vez: muito obrigado.

Estou encerrando a minha caminhada nessa Casa de cabeça erguida. Com a consciência tranquila que sempre procurei fazer o melhor, mantendo uma relação sempre respeitosa, ética, fraterna com cada um de vocês, queridos deputadas e deputados. Sempre fui um otimista. E mantenho essa postura.

Tenho a convicção de que o nosso estado e o país têm imensos desafios pela frente. Mas que vamos vencê-los. Precisamos dar dignidade aos mais vulneráveis, que nem mesmo têm como colocar comida no prato de suas famílias no dia a dia. É necessário recuperar o imenso desafio de fazer com a economia volte a crescer, que a inflação perca força, que as taxas de juros deixem de ser uma barreira para o crescimento do país, que o cidadão tenha seu emprego de volta, que a saúde pública e a segurança sejam olhadas com mais compromisso por nossos administradores públicos e que o país volte a sorrir e ter mais esperança em dias melhores.

Ainda permaneço com a convicção de que somente uma grande união nacional seja a base para vencer esses desafios. Não tem outra solução! Somente com a união entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o Ministério Público, as entidades representativas de classe e da sociedade civil organizada conseguiremos dar passos firmes e seguros rumo a um cenário que nos leve a crer que dias melhores virão. Continuo acreditando muito nisso!

E, por fim, minha eterna gratidão pela expressiva votação que alcancei nas eleições concorrendo ao Senado federal. Agradeço a todos os amigos eleitores que estiveram ao meu lado nessa gratificante caminhada. O objetivo sempre foi o de colocar o Espírito Santo nos trilhos do desenvolvimento e a possibilidade de oferecer aos capixabas um estado mais digno e melhor para todos. 

O meu muito obrigado a cada um de vocês. Estou apenas dizendo um até breve. Deixo claro que continuarei trabalhando pelos capixabas. Permaneço com a certeza de que esse estado pode ainda avançar mais.

E aos deputados que sempre foram parceiros, agradeço a relação respeitosa, ética, transparente e compromissada com a população. Aos que continuam aqui nos próximos anos, desejo sucesso e êxito ao caminhar ao encontro dos interesses do cidadão de bem do nosso estado. Aos que deixam o Parlamento para novos voos, na vida pública ou não, sorte, sucesso e paz.

A todos vocês fica aqui o desejo de um Natal de muita paz junto às suas famílias e amigos e um ano novo de muitas realizações e de esperança renovadas em dias melhores para todos nós. Continuo a disposição do capixaba. Até logo e um forte abraço em todos! Obrigado”.

Trajetória

Erick Musso foi eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa (Ales) aos 27 anos e tornou-se em seguida o mais jovem parlamentar a assumir a presidência da Casa. Mas sua trajetória política na Ales começou antes, ainda como servidor do Legislativo estadual. Foi eleito vereador do município de Aracruz por duas vezes e lá também foi presidente da Câmara. Foi eleito deputado estadual por dois mandatos (2015-2018 e 2019-2022) e presidente da Casa por três vezes (2017-2018, 2019-2020 e 2021-2023). 

Fonte: Ales

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3