Política em um minuto – 29/06/2021
O Ministério Público pediu explicações ao secretário municipal de Obras de Guarapari, Odivan Ferreira, sobre a reforma do aeroporto, motivadas por suspeitas de irregularidades.
O Realidade Capixaba publicou no mês de junho, três matérias apontando irregularidades em obras licitadas pela prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Obras. (Guarapari: obras em “operação tartaruga”), (Em Guarapari, empresa “estica asfalto” para agradar…), (Terceirização ilegal de obra pública em Guarapari).
Mesmo em meio a essas denúncias e com a investigação aberta pelo Ministério Público (MP), o secretário de Obras do município de Guarapari, Odivan, viajou para o Rio de Janeiro a passeio e fez questão de ostentar nas redes sociais. A viagem em si não configura crime, mas o que chamou atenção foi o fato do secretário estar acompanhando de uma das engenheiras de uma construtora responsável por obras que fazem parte das denúncias de irregularidades.
Mesmo que não configure crime, o prefeito Edson Magalhães deveria cobrar dos seus secretários que evitassem se relacionar com prestadores de serviço e fornecedores da prefeitura. É imprudente e, no mínimo, suspeito que um secretário, responsável por fiscalizar as obras, esteja viajando com uma das engenheiras de uma construtora que presta serviço ao município no valor que supera os 10 milhões de reais.
Como confiar que o secretário Odivan será rigoroso na fiscalização de uma obra em que sua amiga e parceira de viagem é a responsável?