InícioNoticiasCorpo de Bombeiros cria comissão para Questões da Bombeira Militar

banner topo matérias 728x90px

Corpo de Bombeiros cria comissão para Questões da Bombeira Militar

Nessa segunda (06) foi assinada a Portaria que cria a Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar (CPBM). A assinatura ocorreu no Quartel do Comando-Geral, na Enseada do Suá, em Vitória. A CPBM tem como objetivo fomentar ações por meio de um compromisso coletivo que se traduz na promoção a equidade de gênero da corporação. 

O Corpo de Bombeiros Militar é a primeira instituição da segurança pública do Estado a criar um grupo dedicado ao fomento de ações que promovam equidade entre homens e mulheres que atuam na instituição. 

“É um ato inovador, no sentido de buscar a representatividade que a sociedade precisa. O Corpo de Bombeiros Militar está de parabéns por instituir a Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar e por ser a primeira Instituição da área de segurança pública do Estado a criar grupo para fomentar ações que promovam equidade entre homens e mulheres”, afirmou a vice-governadora Jacqueline Moraes.

A CPBM tem como objetivo fomentar ações por meio de um compromisso coletivo que se traduz na promoção a equidade de gênero da corporação. A Comissão é alinhada com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), institucionalizado pelo Governo do Estado em 2019 com o objetivo principal de reduzir as desigualdades sociais.

A Comissão é alinhada com o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES), institucionalizado pelo Governo do Estado em 2019 com o objetivo principal de reduzir as desigualdades sociais.

“O Governo do Estado deu um importante passo ao aplicar, na prática, o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. Desde então, o Espírito Santo tem avançado nas ações de valorização e empoderamento das mulheres, e a criação desta Comissão Permanente se alinha à política estadual no sentido de trazer, para dentro do Corpo de Bombeiros, iniciativas que promovam respeito ao efetivo feminino da corporação. Temos orgulho de iniciar este movimento nas instituições de segurança do Estado”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.

Também participaram da solenidade 53 bombeiras militares do CBMES, a 1º Ten Bruna Aledi Zortea, representando a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, entre outras autoridades.

Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar (CPBM)

A Comissão Permanente para Questões da Bombeira Militar (CPBM) será composta por doze militares, sendo que ao menos metade das vagas da Comissão deve ser ocupada por mulheres. O grupo se reunirá para discutir iniciativas de promoção da equidade entre homens e mulheres na Corporação.

Será competência da CPBM estimular o desenvolvimento de programas e projetos em diferentes áreas de atuação, bem como propor normas e legislações no sentido de eliminar a discriminação e promover a valorização do trabalho feminino e a melhoria das condições de trabalho da mulher na Corporação, provocar o cumprimento de legislações e realizar palestras, workshops e afins com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre questões relacionadas ao tema.

A CPBM também será o canal de comunicação com o Comitê Nacional de Bombeiras Militares (CNBM) da LIGABOM e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (CEDIMES).

Fonte: Gov.ES

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3