Página Inicial / Esporte e Saúde / Mais de 100 respiradores chegam ao ES para reforçar o enfrentamento ao novo Coronavírus

Mais de 100 respiradores chegam ao ES para reforçar o enfrentamento ao novo Coronavírus

Foto: Governo ES

O Governo do Estado recebe nesta semana 104 novos respiradores pulmonares. Nesta quarta-feira (01), chegaram 90 respiradores adquiridos de um fornecedor da Itália; no último domingo (28), chegaram 14 adquiridos de uma empresa nacional. São equipamentos que auxiliarão o Governo capixaba no reforço à rede hospitalar para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

A aquisição dos 90 respiradores faz parte do total de 350 adquiridos da empresa Siare Engineering International Group, que tem sede em Bologna, na Itália, e estão sendo entregues de forma parcelada. A primeira entrega, com 60 equipamentos, aconteceu no dia 25 de maio; a segunda entrega, com 100 equipamentos, no início de junho e; e os 100 restantes devem chegar ao Estado até o final de julho.

Já os 14 respiradores foram adquiridos da empresa nacional Novitech Comercio e Serviços Ltda, com valor do do investimento é de R$ 70.000,00 a unidade. De uma compra de 30 respiradores, 20 já foram entregues ao Estado.

Decisão judicial para financiar 250 respiradores

Foto: Governo ES

Dos 350 respiradores pulmonares adquiridos pelo Estado por meio da empresa italiana Siare Engineering International Group, 250 foram pagos mediante recursos oriundos de uma decisão judicial da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), interposta na Justiça Federal de Minas Gerais em abril deste ano. Saiba mais em: PGE ES 

De acordo com o subsecretário de Estado de Administração e Financiamento de Atenção à Saúde, Rafael Grossi, o recurso é proveniente de valores que estão depositados em juízo pela mineradora Samarco no caso do rompimento da Barragem de Mariana (MG) e que serão destinados a ações de enfrentamento à Covid-19.

“Os valores para aquisição dos respiradores foram viabilizadas pelo juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal de Minas Gerais, cuja decisão disponibilizou os investimentos ao enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, sendo fiscalizados por controles internos, externos e também pelo Poder Judiciário”, explicou Rafael Grossi.

 

Fonte: Assessoria Governo ES



Sobre Redação

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *