Página Inicial / Economia / Anchieta: Projeto Ambiental se destaca e concorre ao prêmio Ecologia 2017

Anchieta: Projeto Ambiental se destaca e concorre ao prêmio Ecologia 2017

ra-6190 ra-0064

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta, está concorrendo ao prêmio Ecologia 2017 com o projeto Composta Anchieta. O prêmio Ecologia está na 17ª edição com o tema “Soluções e Inovações Ambientais” e é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).  A ideia é realizada desde 1999, e tem como objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo.

O Composta Anchieta selecionou 20 famílias do município para receber uma composteira doméstica e aprender a utilizá-la. “Além de receberem a composteira, os participantes estão fazendo parte de um grupo de acompanhamento que irá ajudar a gerar informações e aprendizados que serão utilizados para impulsionar e fomentar a elaboração de uma política pública que estimule a prática da compostagem doméstica na cidade”, disse Jéssica Martins.

“A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade, através da decomposição controlada da fração orgânica contida nos resíduos de modo a resultar um produto estável similar ao húmus.Esse composto é considerado material condicionador de solos, ou seja, melhora as propriedades físicas, químicas e físico-químicas do solo, podendo ser usado em hortas ou qualquer outro tipo de cultivo”, completou a secretária.

Segundo a  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o município gerou em média em 2017, algo em torno de 25 toneladas de resíduos sólidos domésticos por dia. Desse total, de acordo com a estimativa nacional de composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos, a matéria orgânica representa cerca de 51%, enquanto a massa de resíduos secos recicláveis 31,9%, sendo o restante dos resíduos, rejeitos para os quais ainda não existem alternativas de reciclagem.

ra-9990 ra-6195

 

Sobre Redação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *