domingo, 26 de maio de 2024 / 12:52
InícioEducaçãoWebsérie de animação explica o modo de falar do capixaba

banner topo matérias 728x90px

Websérie de animação explica o modo de falar do capixaba

O que diferencia o modo de falar dos brasileiros em diferentes estados? O sotaque e o regionalismo podem responder essa pergunta. Na verdade, a CartooNina, construída inteiramente em desenho animado, explica de maneira lúdica por meio de uma websérie divulgada no YouTube.

Com o objetivo de reconhecer as particularidades da fala capixaba, CartooNina explica características e propriedades, com direito a um mergulho no passado do Brasil e do Espírito Santo.

O segundo episódio, realizado com o patrocínio da Lei Rubem Braga e Prefeitura de Vitória, CartooNina nos leva a comparar o modo de falar da capital com o de uma cidade do interior do ES, Santa Leopoldina.

A websérie visa levar às salas de aula do ensino básico, de uma maneira acessível e interessante, as discussões que o grupo de pesquisa PortVix, um projeto das professoras e pesquisadoras Lilian Yacovenco, Marta Scherre e Leila Tesch, desenvolvem na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde o início dos anos 2000. A proponente do projeto, Samine de Almeida Benfica, é também integrante do PortVix desde 2010.

CartooNina Explica é uma realização do Coletivo Quadro-a-Quadro. O segundo episódio já está no YouTube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=_759A5IxaUc&feature=youtu.be

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3