quinta-feira, 25 de abril de 2024 / 06:59
InícioNoticiasVotação para redução de cargos, salários e gratificações marca o início dos...

banner topo matérias 728x90px

Votação para redução de cargos, salários e gratificações marca o início dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Anchieta

O projeto, de autoria do Presidente da Câmara, será votado em sessão extraordinária ainda esta semana

Os trabalhos da Câmara Municipal de Anchieta iniciam esta semana com uma pauta importante: A votação do projeto de lei que prevê a redução de cargos comissionados e diminuição salarial dos servidores da Câmara.

O autor do projeto é o Presidente da Câmara, o vereador Edson Wando (MDB), que assinou uma Portaria que determina a suspensão de funções gratificadas aos servidores do legislativo. Edson afirma que a medida representa para a casa de leis uma economia de cerca de 500 mil reais por ano.

Outra medida que também visa “enxugar” os gastos é a mudança na estrutura administrativa; Segundo Edson, os custos com excesso de funcionários e benefícios está entre os vilões que  contribuem para o comprometimento de 95% do orçamento da Câmara:

“Nossa Câmara é grande e ao mesmo tempo é uma Câmara com excesso de servidores comissionados. Nosso primeiro ato é suspender as gratificações dos servidores efetivos. Nós temos servidor que chega a receber três mil reais de gratificação por mês, só a gratificação. Isso onera hoje o município em cerca de um milhão por biênio, 500 mil por ano. “

Edson está confiante sobre o apoio dos demais parlamentares e prevê que, após aprovado o projeto, as medidas entrem em vigor no início de fevereiro. De acordo com o vereador, ambas as mudanças representam uma economia de cerca de um milhão de reais por ano e será revertida em melhorias e reformas no prédio da Câmara, que necessita de manutenção em toda a infra estrutura.

Sobre o seu terceiro mandato, Edson declara otimismo, boas expectativas e revela a vontade de buscar um acordo com a Samarco a fim de que a população de Anchieta receba uma compensação pelas perdas resultantes do período de paralização das atividades da mineradora no município:

“Eu entendo que a Samarco tem um déficit social muito grande com Anchieta. O acidente afetou o povo mineiro, mas de certa forma veio a fundação Renova e compensou aqueles municípios com investimentos de grande vulto. Agora, os municípios capixabas como Anchieta, não tiveram nenhum aceno. Eu gostaria de ver ela reparar os danos econômicos e sociais ao município de Anchieta, vindo pela questão de emprego e renda.  O retorno dela, por si só, já é bom, mas o primeiro ponto é ela voltar com os funcionários que aderiram ao plano de demissão voluntária. Esse é um planejamento meu e de outros colegas vereadores.”

Texto: Beatriz López de Sousa

Foto: Assessoria do vereador Edson Wando

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3