InícioEducaçãoSono em dia é essencial para garantir um bom desempenho no ENEM

banner topo matérias 728x90px

Sono em dia é essencial para garantir um bom desempenho no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 13 e 20 de novembro e vai contar mais de 3,3 milhões de candidatos que almejam vagas em universidades públicas e privadas.

Para chegar na prova descansado e sem estresse e ansiedade, segundo a professora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Julyane Bissoli, é necessário separar um período para o descanso da mente, respeitando o horário estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente.  “O Enem é um exame visto como um símbolo de sucesso e gera muitas expectativas, tanto para quem realiza a prova como para a família e amigos que acompanham e incentivam a preparação. Apesar de exigir esforço e dedicação, é recomendado que o estudante saiba reconhecer os limites físicos do corpo, pois a má qualidade do sono impacta diretamente o emocional e assimilação do conteúdo estudado”, diz.

A especialista alerta ainda que estipular períodos de estudo e respeitar a saúde mental é fundamental para evitar crises de ansiedade e assim conseguir manter a calma a pressão da hora da prova. “Avalia-se que uma boa noite de sono somatiza pelo menos oito horas por dia para estimular a concentração e a criatividade. Mesmo que não consiga cumprir com essa carga, é possível desenvolver estratégias de reposição do sono. Isso ajudará o organismo a desempenhar com maior facilidade as tarefas do dia a dia”, acrescenta.

O Enem contará no primeiro dia com 40 questões de Língua Portuguesa, 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e redação; enquanto no segundo domingo serão 45 questões de Matemática e 45 perguntas de Ciências da Natureza.

Confira mais dicas da especialista:

*- Prepare-se bem para a prova*: é fundamental uma preparação antecipada e planejada, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá.

*- Pratique exercícios físicos: *uma rotina de exercício físico moderada é fundamental para aliviar a tensão e aliviar a mente, além de melhorar a memória, foco e a resistência.

*- Faça exercícios de respiração:* essa técnica ajuda no alívio da pressão cardiorrespiratória e aumenta a circulação de oxigênio no cérebro; inspire pelo nariz e solte pela boca, de maneira gradual e lentamente.

*- Descanse bem antes da avaliação: *um dia antes da prova, tenha uma boa noite de sono. Dormir bem é o remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor e a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3