Política em um minuto – 19/12/2022
Negando o golpe
O vereador Duda Brasil (União) entrou em contato com a coluna para dizer que não é responsável por um possível golpe no presidente eleito Armandinho Fontoura (Podemos) que está preso acusado de “atos antidemocráticos”. O vereador enviou uma nota na qual diz que: “Ter sido procurado por alguns colegas, a meu ver, não significa articulação, movimentação, golpe ou qualquer outro nome que queiram dar. Vejo com naturalidade essa procura, já que sou o vice-presidente eleito, primeiro na linha de substituição.” Explicou Duda Brasil.
Ainda negando o Golpe
Em outro trecho da nota, o vereador Duda Brasil afirma que: “Tenho certeza que todos os passos, tanto da Câmara quanto da mesa diretora eleita, serão dados em decisão conjunta, baseados no nosso regimento interno, sem prejuízo a quem quer que seja, dentro de um processo idôneo e transparente.” Disse o vereador, se esquecendo que o presidente eleito em sua chapa está preso sem ser julgado e, que se o golpe se concretizar e depois Armandinho for inocentado pela justiça, será prejudicado pelos seus colegas sem ser culpado.
Não repercutiu bem
A explicação do vereador Duda Brasil de que “colegas o procuraram e que ele não tem participação nesse golpe”, não repercutiu bem entre os colegas. Um vereador disse que: “Se quer ser presidente precisa assumir a responsabilidade e blindar os colegas e não transferir a culpa. Agora vamos ver se o atual presidente vai fazer uma nova eleição com essa repercussão negativa”, disse o vereador.
E agora, presidente?
Se a movimentação não partiu do vereador Duda Brasil, cabe aos demais vereadores explicarem quem está articulando o golpe. Quem pode sair prejudicado com essa movimentação é o atual presidente Davi Esmael (PSD). Político que possui base na direita conservadora, Davi pode ser cobrado pelos eleitores da direita se identificarem nele responsabilidade por cassar o mandato do presidente eleito Armandinho com a justificativa de que ele está preso justamente por defender o pensamento de parte dos eleitores de direita.
Nego, mas …
Tentando se distanciar da articulação (golpe) o vereador Duda Brasil afirma que foi procurado e que não procurou ninguém, mas se a cidade de Vitória precisar dele: estamos aí …
Veja a nota completa enviada pelo vereador Duda Brasil:
Posicionamento Duda Brasil, Vereador de Vitória, em 19-12-22.
Sobre os últimos acontecimentos envolvendo meu nome, gostaria de esclarecer:
Não existe qualquer movimento da minha parte para que eu seja o próximo Presidente da Câmara de Vitória, forçando uma nova eleição ou adiantando um suposto processo. Fui procurado por colegas para conversar a respeito, mas não há nada que se falar sobre, já que não cabe a mim decidir isso. Conforme o Regimento Interno, só depois da decisão do Plenário, e não do Duda, haverá um caminho a seguir. Não faz sentido indicar articulação da minha parte agora, já que também não houve nada semelhante a isso durante a última eleição da mesa, em agosto.
Ter sido procurado por alguns colegas, a meu ver, não significa articulação, movimentação, golpe ou qualquer outro nome que queiram dar. Vejo com naturalidade essa procura, já que sou o vice-presidente eleito, primeiro na linha de substituição. A ansiedade dos colegas para saber o que vai acontecer é normal, mas infelizmente não posso saná-la.
Tenho certeza que todos os passos, tanto da Câmara quanto da mesa diretora eleita, serão dados em decisão conjunta, baseados no nosso regimento interno, sem prejuízo a quem quer que seja, dentro de um processo idôneo e transparente.
São quase 25 anos como uma pessoa pública, primeiro como atleta, depois como servidor e, neste momento, como vereador. Sempre fui um profissional ético, honesto e transparente. Construí a imagem do ser humano Duda dentro desses pilares. Ser fiel aos meus princípios me fez chegar onde cheguei e vai me fazer ir ainda mais longe, sem precisar prejudicar ninguém para isso.
Meu nome está e sempre estará à disposição para o que for melhor para a cidade de Vitória e para os moradores da minha Região, a Grande Santo Antônio. Para isso, não é necessário ultrapassar meus princípios, meus colegas, nem o nosso Regimento.
Na certeza de ser compreendido, agradeço.