sábado, 25 de maio de 2024 / 01:44
InícioCidadesSerra reforça apoio à Campanha Novembro Azul

banner topo matérias 728x90px

Serra reforça apoio à Campanha Novembro Azul

No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria da Saúde da Serra reforça que no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, há atendimento especializado com consulta a urologista e realização de exames e procedimentos como a vasectomia, peniscopia, postectomia (fimose) e cauterização de lesão.

O primeiro acesso dos moradores da Serra aos serviços é pela Unidade de Saúde mais próxima da casa do munícipe. Após o acolhimento ao paciente, as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) dão o direcionamento adequado para cada caso.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma). O total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O Atlas de Mortalidade por Câncer, também produzido pelo INCA, aponta 15.983 mortes por câncer de próstata, em 2019.

Já o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2020, ferramenta interativa da ANS, aponta que foram registrados no ano referido, 11.729 eventos hospitalares referentes ao câncer de próstata. Nas distribuições por consultas médicas, 3,0% foram relacionadas a especialidade de urologia.

A campanha mundial do Novembro Azul busca, desse modo, conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar uma unidade médica para realizar exames com um médico especialista. 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3