sábado, 15 de março de 2025 / 11:27
InícioCidadesMaioria das mulheres capixabas atua nos setores de serviços e comércios

banner topo matérias 728x90px

Maioria das mulheres capixabas atua nos setores de serviços e comércios

banner topo matérias 728x90px 2

As mulheres têm se destacado no mercado de trabalho formal capixaba. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2023, levantamento das empresas solicitado pelo governo federal, aponta que a ala feminina representa 44,19% dos postos com carteira assinada no Espírito Santo, alcançando um total de 479.623 empregos formais.

O setor de serviços é o principal empregador da força feminina, absorvendo 54,09% dessas profissionais, o que equivale a 325.867 mulheres, com uma remuneração média de R$ 3.433,49. O comércio também se destaca, reunindo 100.942 trabalhadoras (44,49% do total), com média salarial de R$ 2.244,94.

O Rais aponta ainda que as funções mais ocupadas por mulheres no estado refletem essa tendência: 31% atuam como trabalhadoras de serviços e vendedoras no comércio em lojas e mercados, seguidas por 25% no setor administrativo de serviços e 18% em ocupações ligadas às ciências e às artes.

Para Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, a presença feminina no setor de serviços e comércio é fundamental para o desenvolvimento da economia capixaba. “O crescimento desses setores é impulsionado, em grande parte, pelo protagonismo das mulheres, que têm se destacado em funções estratégicas e essenciais”, afirmou.

Vale ressaltar que o mercado de trabalho capixaba segue em expansão, com um saldo positivo de 35 mil novas vagas em 2024, de acordo com pesquisa do Connect Fecomércio-ES – com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) –, sendo 26 mil nos setores de serviços e comércio. Esses segmentos responderam por 73% das contratações no ano, evidenciando sua importância na geração de empregos e na absorção da mão de obra feminina.

O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, reforça a relevância da atuação feminina nesses setores. “As mulheres são parte essencial da economia do Espírito Santo, não apenas em volume de empregos, mas também na capacidade de transformação e crescimento dos negócios. Valorizar e ampliar as oportunidades para elas é um compromisso do Sistema Fecomércio-ES”, destacou.

De acordo com Moro, a expectativa para os próximos anos é de um fortalecimento ainda maior da presença feminina no mercado de trabalho, impulsionado pelo aquecimento da economia e por iniciativas que promovem a qualificação profissional e o empreendedorismo, como as ações desenvolvidas pelo Sistema por meio do Senac-ES.

Fonte: Assessoria

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3