A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) começa neste domingo (23) um novo programa de mobilidade urbana para a capital: a Linha Verde, que permite faixas exclusivas a ônibus e táxis com passageiros, um acesso mais fácil a Terceira Ponte. Inicialmente será implantado na rua Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto, mas objetivo do programa é estender as faixas e corredores exclusivos para ônibus em outras vias de Vitória.
“Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com mais fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade”, explica o secretário da Setran, Tyago Hoffmann.
Os agentes de trânsito ficarão na região para evitar bloqueios dos cruzamentos. A Rodosol, consórcio que administra a Terceira Ponte também vai apoiar as mudanças no trânsito da região. Alternativas serão implantadas para prolongar a via expressa até onde estava o ponto de ônibus, e organizar melhor o trânsito na região.
Segundo o vereador Leonil Dias, este é um projeto piloto muito bem-vindo. “Essa é uma ótima iniciativa para melhorar o fluxo de veículos na cidade e diminuir o nosso tempo no trânsito. Esperamos que Vitória ganhe outras faixas verdes, inclusive, na região da Grande Maruípe. Parabéns a prefeitura por desenvolver projetos que visam melhorar o ir e vir de motoristas, pedestres e usuários do transporte público em Vitória”, comemorou.
“A implantação da linha verde em Vitória cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo, que é o caminho sustentável para transporte nas regiões urbanas e tem o duplo sentido de informar que é uma linha verde com mais velocidade para o transporte coletivo, que é ecologicamente mais adequado. A mobilidade urbana que desejamos será resolvida com várias ações somadas: transporte coletivo, calçadas de qualidade, ciclovias, ciclorrotas, ciclofaixas, aquaviário”, explicou o prefeito, Luciano Rezende.
O que mudou
A partir deste domingo (23), os ônibus que seguem para a Terceira Ponte passarão a utilizar a faixa exclusiva de ônibus que fica na avenida Desembargador Santos Neves, seguindo pela rua Duckla de Aguiar, que estará aberta para os coletivos.
A nova faixa ficará na terceira pista da avenida Desembargador Santos Neves (à esquerda), no sentido Centro, após a faixa de pedestre, no acesso à rua Duckla de Aguiar. Com essa intervenção, as viagens de ônibus serão mais ágeis, uma vez que os coletivos não precisarão fazer tantas manobras e curvas para chegar até o acesso da Terceira Ponte. Além disso, os motoristas não precisarão disputar espaço com os ônibus e poderão trafegar com mais tranquilidade nessa região.
Outra mudança prevista para ser implantada com a nova faixa exclusiva é o remanejamento do ponto de ônibus que fica na rua Duckla de Aguiar. Hoje, o ponto fica muito perto do acesso à Terceira Ponte e, no horário de pico, acaba criando uma fila de carros atrás dos coletivos, com veículos que estão vindo da Almirante Soído e da avenida César Hilal. Com o remanejamento desse ponto, será criada uma baia de ônibus na Duckla de Aguiar, antes do acesso à rua Almirante Soído.
Reportagem, Joice Biane.