Política em um minuto – 26/10/2021
Durante a cerimônia de ordem de serviço da obra de recuperação da orla de Meaípe, em Guarapari, uma imagem (quase) passou despercebida. Durante o ato simbólico de assinatura, em um palanque repleto de autoridades, o locutor convidou Ricardo Ferraço para assinar o documento.
Com a cerimônia sendo transmitida ao vivo (ainda disponível para quem quiser assistir: https://fb.watch/8TBB7Rjhhu/), o governador Renato Casagrande entregou a caneta ao Ricardo Ferraço enquanto a vice-governadora observava de perto. Se pausar a imagem, vamos ter a fotografia do que deve ser a passagem das faixas em 1° de janeiro de 2023: Casagrande reeleito governador com Jacqueline passando a faixa de vice-governadora para Ricardo Ferraço, que por sua vez, passaria a ser o favorito ao Governo do Estado em 2026.
E os outros?
Pelo “peso” do palanque de ontem e a quantidade de autoridades querendo um espaço ao lado do governador parece que a única mudança que teremos em 2022 será na vaga de vice-governador.
E Jacqueline?
A vice-governadora Jacqueline Moraes caminha para disputar uma vaga de deputada federal em um partido que possui “estrelas” como Paulo Foletto, Ted Conti, Givaldo Vieira, Edmar Camata e (desejo dos socialistas) Gilson Daniel, que segundo informações, está muito bem no comando do Podemos.
Preferidos de Casagrande
Ficou nítido que o governador possui um carinho enorme pela vice-governadora e que prestigia Ted Conti, mas o preferido do governador é o secretário de Desenvolvimento Econômico e filho de Guarapari Tyago Hoffmann. Por sinal, chamou a atenção o fato de Tyago, que é pré-candidato a deputado estadual estar presente e o deputado do município não. Será também um anúncio de mudança?
E os caronas?
Foram tantos os caronas que é melhor ignorarmos a presença deles. Além dos deputados (de fora) estaduais, deputados (nada fizeram por Guarapari) federais, secretários de estado, vereadores e puxa-sacos, percebemos a presença do (constrangido) prefeito de Guarapari Edson Magalhães, mas essa informação merece uma coluna a parte.
E a população de Meaípe?
Agora a comunidade de Meaípe pode dormir tranquila. Com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Renato Casagrande, em breve, moradores, comerciantes e turistas poderão voltar a curtir a praia de Meaípe.