sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 / 11:02
InícioCidadesGuarapari perde protagonismo durante carnaval para “engrandecer” a Esquina da Cultura

banner topo matérias 728x90px

Guarapari perde protagonismo durante carnaval para “engrandecer” a Esquina da Cultura

Política em um minuto – 21/02/2023

O Carnaval de Guarapari não é mais o mesmo. Essa é a percepção dos turistas que preferem curtir o Carnaval de Iriri e Piúma em detrimento ao de Guarapari. “Apenas as belas praias não são mais suficientes. Se não tiver carnaval de rua e infraestrutura para receber o turista o melhor é ir para outro lugar”, essa é a opinião de um turista que preferiu curtir o carnaval em Iriri.

“Estive em Guarapari antes do carnaval e fiquei decepcionada. A Praia do Morro com esgoto na areia, as padarias cheias de moradores de rua e a noite morta. Foi uma decepção. Resolvi cancelar a reserva que tínhamos para o carnaval quando me disseram que nem o desfile no centro ia acontecer. Se é para curtir a praia prefiro um lugar que pense no algo a mais. A praia de Guarapari é a mais bonita, mas o resto está um horror. Agora que descobri Iriri, não volto nunca mais para Guarapari”. Desabafou outro turista que está no mesmo grupo que desistiu de Guarapari e resolveu descobrir Iriri.

Piúma virou opção

Para quem prefere o carnaval de rua a cidade de Piúma se preparou para receber esse turista. Com trio elétrico e shows gratuitos, os “festeiros” trocaram Guarapari por Piúma: “Eu curtia os blocos no centro e sempre participava do Papadefus, mas fiquei sabendo que a prefeitura cancelou os desfiles no centro dos blocos e escolas. Por isso, resolvemos vir para Piúma”. Contou um turista que curtia o carnaval na cidade de Piúma.

Guarapari perde o título de “melhor carnaval de rua”

Em 2016, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), através da prefeitura de Guarapari aprovou o projeto: ‘Guarapari, o melhor verão’. Como parte da programação do projeto estava o Carnaval Família, que contou com uma grande divulgação com o objetivo de atrair para o centro da cidade as famílias capixabas que desejavam curtir um carnaval seguro e organizado.

Como parte da divulgação, o projeto ‘Guarapari, o Melhor Verão’ firmou uma parceria com a prefeitura de Vitória e juntos enveloparam o trem da Vale de passageiros que faz o percurso Cariacica até Belo Horizonte. Na época, o secretário de Turismo de Vitória disse: “Essa é uma das maiores divulgações do carnaval capixaba já realizada e fico feliz em ser convidado pela secretaria de Turismo de Guarapari a fazer parte”, disse o secretário Felipe Ramaldes.

Ação Trem Vale 2016/2017 guarapari o melhor verao
Ação Trem Vale 2016/2017

O secretário de Turismo de Guarapari na época era Adriani Serpa: “o prefeito Orly Gomes deu total apoio a iniciativa e com investimento privado – sem gastar 1 real da prefeitura – conseguimos realizar esse evento de lançamento do carnaval” contou Serpa. O lançamento do Carnaval Família teve a participação de escola de samba de Vitória e de Guarapari e aconteceu na estação de trem em Cariacica. Relembre: Ação conjunta das prefeituras de Vitória e Guarapari para divulgar o Carnaval capixaba

Prefeito “mata” o Carnaval para “engrandecer” a Esquina da Cultura

Uma fonte da prefeitura revelou a nossa equipe que o prefeito Edson Magalhães resolveu retirar o investimento no carnaval de Guarapari para poder concentrar todo o recurso destinado a eventos na realização da Esquina da Cultura. Com isso, o prefeito conseguiu “matar” o carnaval do centro que foi idealizado por um adversário político e “engrandecer” a Esquina da Cultura, evento criado durante sua administração.

Essa decisão do prefeito desagradou comerciantes e hoteleiros de Guarapari, o que levou a prefeitura a divulgar que, no próximo ano, vai escutar os organizadores de blocos da cidade para planejar o carnaval de Guarapari (Informações portal 27).

Parece que depois de 10 anos comandando a prefeitura, Edson Magalhães resolveu dialogar com a cidade. Será que o motivo é que em 2024 tem eleição municipal e o prefeito, muito desgastado, quer melhorar sua imagem para tentar eleger um substituto? Essa promessa do carnaval para o ano eleitoral parece a mesma história do Hospital de Guarapari, que continua em obras a passos de tartaruga.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3