sábado, 25 de maio de 2024 / 02:50
InícioEsporte e SaúdeExames de rotina na prevenção do câncer ginecológico é bandeira de campanha

banner topo matérias 728x90px

Exames de rotina na prevenção do câncer ginecológico é bandeira de campanha

O mês da Campanha Julho Verde, no qual há a conscientização contra o câncer ginecológico, está acabando, mas é importante que as pessoas continuem com uma atenção especial ao acompanhamento médico regular, no mínimo uma vez por ano, para identificar possíveis sinais de tumores. Colo do útero, os ovários, a vagina, a vulva, as trompas e o endométrio (camada interna do útero) são os mais afetados.

O exame preventivo para o câncer de colo uterino é um importante aliado da saúde da mulher e deve ser realizado como forma de prevenção. De acordo com a oncologista clínica da Oncoclínicas Espírito Santo, Virgínia Altoé, alguns sinais podem acender o alerta para a doença. “Dores ou sangramento após a relação sexual são sintomas que requerem atenção e precisam ser investigados. Dor abdominal, inchaço na barriga e alteração do corrimento também podem ser indicadores do câncer”, listou ela.

O ideal é se prevenir da melhor forma possível contra a doença. Por exemplo, o câncer de colo de útero que tem como principal causador o papiloma vírus humano ou HPV, pode ser evitado com o uso de preservativos durante o sexo e principalmente com o uso da vacina.

Evitar o sedentarismo e a obesidade também pode reduzir as chances de alguns cânceres ginecológico. “Histórico familiar de câncer de mama ou ovário, estado de nuliparidade, ou seja, nunca ter gerado filhos, e obesidade podem facilitar a formação dos tumores”, acrescentou a especialista.

Prevenção é essencial

O câncer de ovário é o mais difícil de ser diagnosticado, já que em 75% dos casos os sintomas só se manifestam em um estágio mais avançado da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce. Por isso, é muito importante realizar o acompanhamento médico pelo menos anualmente e investigar caso ocorram alterações.

No caso do câncer de colo de útero é essencial acompanhar todas as etapas dos exames de rotina. “Uma coisa que acontece com frequência é fazer um exame e não buscar o resultado. É extremamente importante levar o resultado para o médico avaliar. Só assim é possível definir se realmente está tudo normal, ou se mais alguma ação é necessária”, ressaltou Virgínia.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3