terça-feira, 23 de abril de 2024 / 12:09
InícioAgendaEncontro de Escritores em São José do Calçado homenageia  o centenário de nascimento...

banner topo matérias 728x90px

Encontro de Escritores em São José do Calçado homenageia  o centenário de nascimento do poeta Geir Campos

Você sabia que São José do Calçado, localizado na região do Caparaó, é conhecida como o município com o maior número de escritores por metro quadrado do Brasil? Sim, Calçado é a “cidade dos escritores”, título conferido pelo Governo do Estado em 2021. O local será palco de um evento inédito: o “Encontro de Escritores em São José do Calçado”, entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março.

A mostra reunirá artistas locais, em diálogo com os mais importantes representantes da literatura e da arte produzida no Espírito Santo, entre escritores, editores, tradutores, gestores públicos, músicos e atores.

 A vasta programação prevê rodas de conversa, exposição, exibição de vídeo-poemas, peças de teatro, contação de histórias, saraus para adultos e crianças, oficinas, lançamentos de livros, cortejos, estandes temáticos e apresentações musicais, em atividades que buscam integrar os vários setores da comunidade. O Encontro terá uma interface com as escolas e propõe ações nas periferias da cidade.

O palco central da festa é a praça Pedro Vieira, a principal do município, conhecido como a “cidade simpatia entre montanhas e flores”. Também haverá atividades na Escola Estadual Mercês Garcia Vieira e na sede da Academia Calçadense de Letras.

Centenário de Geir Campos

Esta edição fará uma homenagem especial ao centenário de nascimento de Geir Campos, calçadense ilustre, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, ligado à chamada “geração de 1945”.

Foto: Antônio Jorge

Poeta, tradutor, editor, jornalista, ensaísta, professor e piloto da marinha mercante, Geir nasceu em 28 de fevereiro de 1924. O artista fundou em 1951 as Edições Hipocampo, junto com Thiago de Mello. Foi tradutor de importantes obras, de autores como Rilke, Brecht, Goethe, Shakespeare, Sófocles, Walt Whitman e outros. Foi professor ginasial e universitário, contista e radialista. É o autor da letra do hino de Brasília.

Haverá uma exposição celebrando a vida e a obra do artista, com imagens, poemas e objetos históricos, e, ainda, a criação de um painel inédito em sua homenagem, pintado pelo artista plástico e muralista Rudson Costa.

PROGRAMAÇÃO

28 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)

17h – Abertura da feira literária/ convite para ACL 

18h– Cerimônia de abertura do encontro na ACL

19h – Cortejo literário com o Bloco das Gatinhas. 

Percurso: ACL, Mercês Garcia, Biblioteca Municipal Homero Mafra, Casa da Verconda, Casa de Joana D’Agustini, Montanha Clube, Casa de Darlene Glória, antiga Difusora, Cineteatro São José, Casa de Geir Campos, Igreja Presbiteriana, Manoel Franco e segue até a Praça Pedro Vieira. 

21h – Abertura da exposição Centenário Geir Campos/ estande da ACL na Feira Literária, praça Pedro Vieira.

29 DE FEVEREIRO (QUINTA-FEIRA)

8h– Abertura da feira/ contação de histórias com Priscilla Arranz 

9h- Plantação do Jardim de Poesia/ atividade lúdica com as crianças do Jardim de Infância 

13h- Contação de Histórias com Priscilla Arranz e realização da atividade Jardim de Poesia.

17h – Roda de conversa “Ações inovadoras de estímulo à leitura”. 

19h – Sessão POÉTIKA no Cineteatro São José e Homenagem a Antônio de Souza.

20h30 – Apresentação do Bloco Unidos do Buraco Quente.

01 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

8h – Abertura da Feira Literária 

Contação de Histórias com Priscilla Arranz

9h – Sarauzinho

13h – Contação de Histórias com Helô Viana e Sarauzinho.

15h – Lançamentos de Livros

17h- Roda de Conversa: – Mercado Editorial – Como lançar um livro? 

18h – “Bicho do Charpinel: o desafio”- Leitura dos textos,com premiação e homenagem à Cristina Garcia e Contação da História Oficial com Gab Kruger.

20h – Apresentação do Slam Botocudos.

22h – DJ Negana– Música Preta

02 DE MARÇO (SÁBADO)

9h – Contação de Histórias com Helô Viana e Apresentação da Banda Marcial Teresinha Juliana no Bairro João Marcelino de Freitas.

11h – Abertura da Feira Literária, com Inauguração do painel: “São José do Calçado: A Cidade dos Escritores” com a participação da Lyra 19 de Março- Homenagem ao escritor José de Almeida.

12h – Bate Papo com Juca Lima  -Cultura Cervejeira e Turismo.

14h – Homenagem ao escritor Fernando Tatagiba.

15h – Lançamentos de Livros

17h – Apresentação Folia de Reis “São Benedito”.

19h – Apresentação do espetáculo teatral “Vida e Morte à Sombra do Jaspe” no Salão Nobre do Colégio de Calçado.

20h- Sarau do Encontro em Homenagem a Geir Campos com escritores calçadenses e participação especial de Winston Churchill e Átila de Carvalho. Palco Livre!

Assessoria: Savya I Produção: Ivny Mattos

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3