quarta-feira, 19 de junho de 2024 / 00:42
InícioCidadesDomingos Martins realiza XXIV edição do Festival Internacional de Inverno

banner topo matérias 728x90px

Domingos Martins realiza XXIV edição do Festival Internacional de Inverno

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins

Começa hoje (07/07), a 24ª edição do Festival de Inverno de Domingos Martins. A estrutura para o evento está praticamente pronta, e os últimos ajustes serão feitos nesta manhã. Serão 4 palcos, 21 oficinas e 3 praças de alimentação. O evento acontece entre os dias 7 e 16 de julho e terá mais de 70 shows, além de oficinas, cursos e outras atividades, e tudo com entrada gratuita.

A cidade fez um planejamento para o trânsito para facilitar a entrada e saída da cidade, e novos espaços de estacionamento estão a disposição do evento. A expectativa é que durante os 10 dias do festival mais de 70 mil pessoas passem por Domingos Martins, movimentando a economia em todos os setores. A previsão da Associação Comercial é que mais de R$10 milhões sejam gastos na cidade.

“Será um Tributo à Música Popular Brasileira, mais de 120 horas de música, com quase 80 atrações”, destaca Rejane Entringer, secretária de Turismo. De acordo com Rejane Entringer, a data foi definida em função das férias escolares, dando oportunidade para alunos de diversos municípios e de outros estados participarem.

Os musicistas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), serão responsáveis pela abertura do festival sob a batuta do maestro Helder Trefzger. Juntos, eles apresentarão o “Rock Sinfônico”, espetáculo que tem lotado o Teatro Carlos Gomes no Centro de Vitória.

De acordo com o subsecretário de Cultura do Estado José Roberto, embora os palcos de Domingos Martins recebam artistas de fora, uma das ideias do festival é valorizar a nossos artistas. “A música clássica é a tradição do evento, a maioria das atrações é aqui do Espírito Santo, o que comprova a qualidade da nossa produção musical. Mas tem a música popular também. E dentro da música popular, vamos ter vários estilos: jazz, samba, choro, pop rock”. Explica.

Oficinas

“Em um ano que passamos por crise econômica, temos de ser criativos e mudar. Optamos em voltar às origens do festival que, na essência, são oficinas ministradas por instrumentistas”, destaca  a secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer.

Neste ano, o evento oferece 21 oficinas, ao todo, 400 vagas foram abertas. “As oficinas são aulas de música que acontecem durante a semana. Começam na segunda, terminam na sexta, e no sábado e domingo os alunos e professores se apresentam no festival”, explica Rejane.

Segurança

Visando proporcionar mais segurança para a cidade, a Juíza de Direito da Comarca de Domingos Martins, Dra. Mônica da Silva Martins, assinou a Portaria 07/2017 com as seguintes determinações:

1 – Limite de horário para os eventos durante o Festival até 2h30;
2 – Proibição de sonorização veicular, carros de som, ou sonorização em estabelecimentos comerciais sob pena de apreensão do veículo ou do equipamento utilizado;
3 – Observância no Estatuto da Criança e do Adolescente, com relação a proibição de venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes;
4 – Não utilizar máscaras que escondam o rosto assim como armas de brinquedo;
5 – Observância no consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Reportagem, Joice Biane.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3