sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 / 12:08
InícioNoticiasCrescimento de Tyago e Zé Preto atrapalha votação de Von e Wendel

banner topo matérias 728x90px

Crescimento de Tyago e Zé Preto atrapalha votação de Von e Wendel

Política em um minuto – 19/09/2022

Opinião

Faltando 14 dias para a eleição, as campanhas do presidente da Câmara Wendel Lima (PTB) e do Deputado Carlos Von observam crescimento no volume das campanhas de Tyago Hoffmann (PSB) e de Zé Preto como fortes ameaças. Enquanto a campanha de Tyago Hoffmann ganhou as ruas em caminhadas, a campanha de Zé Preto (PL) cresce de “porta em porta”.

O erro de Wendel Lima

O presidente da câmara está dividido entre buscar a eleição de deputado e ao mesmo tempo impedir a reeleição do deputado Carlos Von. Segundo fontes ligadas à campanha de Wendel, o presidente da câmara perdeu muito tempo preocupado com uma futura disputa pela prefeitura contra Carlos Von e se esqueceu do vereador Zé Preto.

Para se eleger no PTB, partido do Wendel, a previsão é que um candidato precise ter em média 14 mil votos. Outro fato que atrapalha Wendel é a entrada de Fernanda Mazzelli na disputa por uma vaga de deputada estadual. No meio político se entende que Fernanda “tira” votos de Wendel.

Reeleição de Von ameaçada

O deputado Carlos Von deve ser o mais votado em Guarapari, mas mesmo assim pode não ser suficiente. Líderes políticos de Guarapari entendem que o partido de Von (DC), errou na montagem da legenda e a aposta é que não consiga eleger ninguém. Outro fato que pode atrapalhar Carlos Von é o crescimento de Zé Preto nas comunidades de Guarapari. Zé Preto atinge um eleitor que se identifica com o seu jeito simples. A entrada de Fernanda Mazzelli na disputa também pode prejudicar Carlos Von. Assim como “tira” votos de Wendel, Fernanda disputa o mesmo eleitor que vota em Carlos Von.

Cavalo Paraguaio ou Pule de 10?

Zé Preto virou uma incógnita nessa eleição. O crescimento do vereador nos bairros já é perceptivo, mas no meio político as opiniões se dividem. Alguns acreditam que Zé Preto vai superar Wendel Lima e encostar na votação de Carlos Von. Outros acreditam que o volume de campanha do Zé Preto é “vulnerável” e que na reta final deve “sangrar” e repetir a votação de vereador, próximo aos 2 mil votos. Antes menosprezado, agora Zé Preto virou uma “dor de cabeça” para os adversários. Por apostar em um eleitor silencioso, os votos de Zé Preto só vão aparecer nas urnas.

Tyago Hoffmann e seu cabo eleitoral

O ex-secretário de Casagrande e preferido do governador fez uma aposta arriscada: colocou todas as fichas em uma campanha “casada” com Gedson Merízio. O ex-vereador Gedson possui um recall de pelo menos nove mil votos na cidade. A campanha de Tyago aposta que conquistará em Guarapari algo entre três e cinco mil votos. Presidentes de outros partidos acreditam que Hoffmann seja um dos mais votados no estado, superando os trinta mil votos fora de Guarapari.

Fernanda Mazzelli e seus 500 mil reais

A mais “rica” entre os candidatos até o momento, Fernanda Mazzelli  (Podemos) já recebeu do seu partido meio milhão de reais. Última a colocar o “bloco na rua”, Fernanda vai precisar gastar cada centavo para conseguir avisar ao eleitor que é candidata. Se Fernanda “crescer” nessa eleição ela pode impedir que Wendel e Von consigam se eleger.

Votos fora

O grande número de candidatos com domicílio eleitoral em Guarapari obriga os candidatos a buscar votos fora da cidade e nesse ponto Tyago Hoffmann leva vantagem. Diferente dos outros postulantes da cidade, Tyago Hoffmann conquistou apoiadores em quase todos os municípios graças ao seu trabalho à frente do programa Qualificar ES. A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia que era comandada por ele, espalhou por todo o estado, os cursos gratuitos do Qualificar, o que proporcionou a Tyago a simpatia e apoiadores em quase todos os municípios capixabas.

Quem deve se eleger?

Em um exercício de “futurologia” Tyago Hoffmann é o único com uma eleição quase garantida. O PSB aposta em mais de 30 mil votos.

E o “pequeninos”?

Assim como na disputa para prefeito em que perdeu para Edson Magalhães por conta do grande número de candidatos, Carlos Von não conseguiu unir a oposição contra prefeito mais uma vez e ampliou o número de adversários ao romper com o governador Renato Casagrande. Além de Wendel, Tyago, Zé Preto e Fernanda, o deputado Carlos Von ainda terá outros seis candidatos do município lutando pelo voto de Guarapari. São eles: Sandra Potiher (PDT), Dinalva Fernandes (PMB),Dr. Humberto (Patriota), Irmão José Mauro (PMB), Ticiani Rossi (PL) e Diana da Saúde (Republicanos).

E os de fora?

Marcelino Fraga (PSDB), com o apoio do vereador Leo Dantas, pode ser o candidato de fora de Guarapari mais votado. A campanha de Marcelino em Guarapari é coordenada pelo ex-vereador Dantas que possui forte penetração nos bairros mais carentes. Theodorico Ferraço (PP), Dr. Hudson (Republicanos), Janete de Sá (PSB) e Serginho Meneguelli (Republicanos) também vão conquistar votos na cidade de Guarapari.

Votos de Guarapari

Dos mais de 90 mil eleitores com domicílio eleitoral em Guarapari, a expectativa é que mais de 70 mil votem nas próximas eleições. Desse universo, 40 mil moradores de Guarapari costumam votar em candidatos com domicílio na cidade. Outros 30 mil eleitores costumam votar em candidatos “de fora” da cidade.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3