Quem não tem esquecido na gaveta um celular antigo, uma bateria ou um teclado que não funciona mais, porém não sabe onde descartar? Se você se identificou e estará em Anchieta, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, já tem onde levar esses materiais, pois acontece na cidade, a 7ª campanha de recebimento do lixo eletroeletrônico.
A campanha é realizada pela prefeitura de Anchieta, por meio da secretaria municipal do Meio Ambiente (Seman), e acontecerá entre os dias 31 de maio e 02 de junho, das 09 às 16 horas, em frente à sede da Prefeitura.
A prefeitura é proibida por lei de realizar a coleta porta a porta e destinação desse material. Mas, pode realizar acordos setoriais e parcerias para apoiar e promover campanhas de recolhimento voluntário, onde as pessoas levam e entregam os materiais em pontos de coleta, para serem destinados adequadamente, assim como acontece nesta campanha.
Atenção
Devido a pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que as pessoas devem utilizar máscara de proteção facial no momento da entrega do material no ponto de recolhimento.
Só serão recebidos os materiais inteiros, ou seja, não podem ser entregues apenas as carcaças de material previamente desmontado.
Não serão recebidos lâmpadas, pilhas, baterias, tudo de imagem, cartuchos e tonners.
Resíduos poderão ser entregues durante a campanha
Eletrônicos: Notebooks, monitores, TV’s LCD e LED, roteadores, tablets, netbooks, DVD, Nobreak, Baterias de Nobreak, estabilizadores, fios e cabos, CPU’s (placas de circuito impresso, HD, memória, Fonte, processador, drive), celulares, todas as placas de circuito impresso, modens, teclados, mouses, servidores, centrais telefônicas, rádio comunicadores.
Eletrodomésticos: Aparelhos de ar condicionados, máquinas de lavar, coock tops, geladeiras, fogões, micro-ondas, forno elétrico e ferro de passar roupa, misteira, batedeira, liquidificador, espremedor de suco, panela elétrica, mixer, torradeira, multiprocessador. Secador de cabelo, chapinha, entre outros.
Lixo eletroeletrônico
A sucata eletrônica possui mais de 20 tipos de componentes que podem ser extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Chumbo, mercúrio, cádmio e arsênico são alguns dos metais pesados presentes no lixo eletrônico sendo altamente prejudiciais à saúde humana.
Esses resíduos não devem, em hipótese alguma, ser depositados diretamente na natureza, pois contamina a água, o solo, podendo afetar os lençóis subterrâneos responsáveis por mais de 90% da água que bebemos. Também, não se deve descartar resíduos eletroeletrônicos na rua ou junto ao lixo comum, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas.
Responsabilidade da destinação dos REE
Esse tipo de resíduos se insere na Logística Reversa. A responsabilidade pela destinação adequada é dos fabricantes, comerciantes, importadores e consumidores. O consumidor devolve ao comércio, que deve providenciar a devolução ao fabricante para o envio à reciclagem ou aterro industrial.
Informações: Assessoria