Início Noticias Alesinha concorre a mais um prêmio de iniciativa pública

Alesinha concorre a mais um prêmio de iniciativa pública

banner topo matérias 728x90px

A Alesinha, assistente virtual da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que ganhou o prêmio “Case de Sucesso” da empresa it4CIO, disputa a segunda edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na 24ª Conferência da Unale, realizada de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande.

A ferramenta de inteligência artificial é pioneira no contexto legislativo, e é exemplo de iniciativas públicas de solução em tecnologia. No prêmio conquistado pela it4CIO, a Alesinha concorreu na categoria “iniciativas do setor público” com outros projetos do Espírito Santo (da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado), além do Governo do Paraná e do Banco do Nordeste e garantiu o primeiro lugar na premiação nacional. 

 

Foto: Ales

O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), destacou o caráter inovador do projeto. “Estamos mostrando ao país um trabalho sério e comprometido que gera resultados efetivos para os capixabas. A Alesinha agiliza a busca de informações no site da Ales e representa, em termos de transparência, mais proximidade com o cidadão”, afirmou. 

Ele acrescenta que o setor público precisa se adaptar aos novos tempos. “Entendemos que a tecnologia está muito avançada, estamos passando por um novo tempo e uma nova era. A inteligência artificial (I.A) facilita e padroniza as informações para os capixabas. Ademais, todos os serviços da iniciativa privada já seguem o modelo desta tecnologia que implementamos em nossa Casa legislativa, claro que de forma adaptada à prestação de serviços de excelência para a população que precisa e depende do serviço público”, comenta.

O chefe do Legislativo estadual usa alguns exemplos do nosso dia a dia e traça um paralelo entre as realidades. “Pedimos comida através de um aplicativo baseado em I.A, solicitamos carro para nos locomover baseado em I.A, nossas contas bancárias seguem o mesmo modelo de I.A, usamos em nossas casas aplicativos que sabem de nossos interesses baseado em inteligência artificial. Seguindo nesta direção, não poderíamos deixar de oferecer os serviços cada vez mais inteligentes ao povo capixaba”, justifica Musso.

A Alesinha foi lançada em maio de 2020, está disponível no portal da Assembleia Legislativa e segue ampliando sua atuação. Atualmente, fornece todas as informações relativas à transparência, ao processo legislativo e ao agendamento de serviços que são oferecidos na Casa.

A intenção para ainda esse ano é de que ela desenvolva novas interações ligadas às redes sociais e a serviços internos. Segundo o diretor de TI da Ales, Dorimar Mandatto, a Alesinha será como uma “digital influencer” do Legislativo capixaba com um serviço específico para as sessões plenárias. “Ela vai coletar as informações e distribuir nas mídias sociais, e vamos incorporar técnicas de engajamento, compreendendo melhor o público que consome esse conteúdo. Ela também está sendo preparada para serviços internos com o servidor, como acesso a contracheque e registro de abonos”, explica.

 

 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -