Com nota média de 9,5 (95% de aprovação), a Biblioteca Transcol conquistou o leitor capixaba. Realizada em julho pela Secretaria da Cultura (Secult), a pesquisa de satisfação ouviu 399 usuários cadastrados e destacou a qualidade do atendimento, a facilidade no cadastro e a boa conservação do acervo. A maioria dos participantes relatou utilizar os espaços semanal ou mensalmente, consolidando o projeto no cotidiano de quem circula pelos terminais.
O levantamento também apontou caminhos para evolução: ampliar a divulgação de recursos de acessibilidade, como audiolivros e obras em braille, além de dar mais visibilidade às atividades culturais do projeto.
Celebrando um ano desde o seu retorno, a iniciativa já soma mais de 18 mil leitores cadastrados e ultrapassou a marca de 50 mil livros emprestados nos terminais de Jardim América, Itacibá, Campo Grande, Ibes, São Torquato, Itaparica, Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe.
“A Biblioteca Transcol é muito mais do que um espaço de empréstimo de livros. Cada empréstimo representa uma oportunidade de aprendizado. Alcançar esses números e receber uma avaliação tão positiva mostra que estamos construindo uma política pública que transforma o cotidiano dos capixabas”, destaca Rodrigo Trazzi, presidente da OSC Universidade Para Todos, responsável pela gestão do projeto.
A ação é realizada pela Secult e pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, apoio da Ceturb e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/MinC).
