Página Inicial / Empreendedorismo / Projeto turístico “Tour no Morro de Jesus de Nazareth” vai mostrar diversidade cultural, além da história do bairro

Projeto turístico “Tour no Morro de Jesus de Nazareth” vai mostrar diversidade cultural, além da história do bairro

img_00064105

A realização do projeto “Tour no Morro de Jesus de Nazareth”  foi autorizada pela Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) e tem como objetivo mostrar a diversidade cultural, as paisagens da baía de Vitória, a culinária, além da história do bairro contada por um guia local.

O roteiro faz parte do processo de cadastramento de circuitos turísticos em áreas urbanas na capital, que foi recentemente regulamentado por meio do decreto municipal 17.596 e inclui um percurso com pontos de parada para ver e ouvir as histórias da comunidade, como o Residencial Mar Azul; a praia da Castanheira; escadarias; o mirante do Theogenes; a Casa Branca; as torres de energia; becos e vielas; além de outros pontos do local.

O diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, explica que o decreto também abre a possibilidade para que cada guia, de acordo com sua especialidade, possa propor roteiros para a cidade e comercializar isso formalmente a partir de uma característica local. “Existem guias de turismo que vêm desenvolvendo também suas especialidades, como em áreas de arte, fotografia e história, que criam formas de interpretar esse circuito de maneira muito própria, a partir do conhecimento dele, que aprendeu ao longo de muitos anos e que pode ser demonstrado, por exemplo, em vários trajetos diferentes do Centro Histórico de Vitória”, afirmou.

Para o presidente da CDV, Leonardo Krohling, a implantação de circuitos turísticos é uma tendência na qual as pessoas buscam cada vez mais experiências relacionadas ao cotidiano das pessoas e no conhecimento que possuem. “A partir do decreto, podem ser criados circuitos com uma identidade local, mostrando o cotidiano da comunidade na qual os guias moram”, pontua.

De acordo com o guia Fernando Martins que criou o roteiro, essa é “uma oportunidade para visitantes e moradores conhecerem, por meio de um passeio a pé, a realidade da comunidade, vislumbrarem uma vista panorâmica espetacular da capital e degustarem a culinária local, como um delicioso pão caseiro quentinho, aperitivos de frutos do mar e a saborosa moqueca capixaba”.

O cadastramento das empresas ou profissionais será constituído por meio de inscrição, que deverá ser feita através de encaminhamento de toda a documentação prevista no decreto à CDV, que promoverá a habilitação, a aprovação dos circuitos turísticos e a divulgação do período da vigência do cadastro do circuito aprovado com os dados do respectivo cadastrado.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Vitória

TekNow



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display