Página Inicial / Agenda / “Janeiro Branco”: Dicas e palestras para cuidar da saúde mental

“Janeiro Branco”: Dicas e palestras para cuidar da saúde mental

O Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), aderiu à campanha “Janeiro Branco” e vai promover uma palestra e uma roda de conversa para estimular os servidores a cuidarem da saúde mental.

Dia 23 de janeiro, uma quinta-feira, às 9h30, a personal organizer e musicista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), Mosie Schulz, fará uma palestra sobre os benefícios da organização na vida e na saúde. O evento será realizado no auditório do Ed. Fábio Ruschi e é aberto ao público. Para participar, basta se inscrever no link: http://bit.ly/palestraorganizacaoparavida.

Já na sexta-feira (31/01), às 10h, será realizada uma roda de conversa, no anexo do auditório do Ed. Fábio Ruschi, com o tema: “Floresça Onde Você Planta”. O objetivo é estimular o diálogo e a reflexão sobre reconhecer as conquistas do ano e se fortalecer para novas possibilidades, na vida pessoal e no ambiente de trabalho. As facilitadoras convidadas são a psicóloga pós-graduada em Neuropsicologia, Simone da Cruz Araújo, e a assistente social e psicanalista Tânia Maria Camargo. Para participar, basta se inscrever em: http://bit.ly/rodadeconversajaneirobranco.

Para a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, é fundamental que os servidores estejam atentos à saúde mental. “Na Seger, estimulamos que todos estejam felizes no ambiente de trabalho e na vida e essa felicidade passa por olhar para si mesmo, promover o diálogo, estar perto de pessoas queridas, praticar atividades físicas e expressar os sentimentos. Isso também reflete na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, salientou ela.

Oito dicas para manter a saúde mental

1 – Pratique gentileza;
2 – Pratique gratidão;
3 – Ouça música;
4 – Dedique mais momentos às pessoas queridas;
5 – Pratique meditação;
6 – Esteja em contato com a natureza;
7 – Desenvolva um novo hobby;
8 – Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Saúde Mental

Criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, o “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições e visa colocar o tema da saúde mental em evidência em nome da prevenção do adoecimento emocional. O objetivo é promover, no país e no mundo, debates e reflexões que convidem as pessoas a pensarem sobre si mesmas, suas vidas e a qualidade dos seus relacionamentos. O Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), aderiu à campanha e vai promover uma palestra e uma roda de conversa para estimular os servidores a cuidarem da saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável. De acordo com um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os transtornos mentais causaram um terço de todas as incapacidades nas Américas.

O relatório da Opas aponta ainda que Paraguai, Brasil, Peru, Equador e Colômbia são os cinco países que aparecem no topo do ranking de incapacidade devido à depressão, seguido da ansiedade.

Fonte: Assessoria Seger



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *