Página Inicial / Noticias / Doença Falciforme: unidades de saúde oferecem diagnóstico precoce e tratamento

Doença Falciforme: unidades de saúde oferecem diagnóstico precoce e tratamento

A doença é causada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina A (HbA) originando uma outra mutante, denominada hemoglobina S. A mutação teve origem no continente africano e, no Brasil, devido à grande presença de afrodescendentes, base da população do país, ela constitui um grupo de doenças e agravos relevantes. Os  sintomas são diversificados. Podem ser brandos ou, em sua maioria, sintomas graves, como crises de dores ósseas, dores na barriga, infecções repetidas, o que pode levar à morte.

O Dia Municipal do Falcêmico é nesta terça-feira (19) e, na Serra, além do Teste do Pezinho para a detecção precoce, parte do tratamento é feita nas unidades de saúde. A Doença Falciforme (DF) é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no mundo. Na maioria dos estados, os hemocentros são as principais referências para as pessoas com doença falciforme, mas há serviços importantes para a qualidade de vida do paciente ofertados pelo município.

Na Serra, ele é feito na Maternidade de Carapina e nas unidades básicas de saúde. Para crianças acima de 4 meses e adultos que tenham evidências clínicas da doença, é ofertada nas unidades básicas de saúde a eletroforese de hemoglobina para diagnóstico.

É muito importante que as pessoas diagnosticadas continuem o acompanhamento nas unidades de saúde para receber atendimento conforme as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.

Fonte: Assessoria Prefeitura da Serra

TekNow



Sobre Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display