quinta-feira, 28 de março de 2024 / 18:44
InícioEntretenimentoVeja programação especial em comemoração aos 28 anos do Museu Capixaba do...

banner topo matérias 728x90px

Veja programação especial em comemoração aos 28 anos do Museu Capixaba do Negro

Na próxima quinta-feira (13/5), o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) vai completar 28 anos e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) preparou uma programação especial. Durante cinco noites, o público irá conferir as mais variadas atrações, como shows, interpretações teatrais e documentários. Segunda, terça, quarta e sexta, as apresentações ocorrerão às 20 horas e, na quinta, quando é comemorado o aniversário do Mucane, às 21 horas.

Desta segunda (10) a sexta-feira (14), o YouTube da Prefeitura de Vitória trará o tema: “Semana da Denúncia contra o Racismo”, em referência ao Dia da Denúncia contra o Racismo (13 de maio), data em que foi assinada a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no País. 

“O dia 13 de maio é o aniversário do Mucane, mas não dá para ser só um dia de festa. Afinal, é uma data que demarca a resistência da população negra, luta e enfrentamento contra todas as injustiças sociais pelas quais passamos no passado e continuamos nos defrontando até o momento. No entanto, é uma celebração, no sentido de termos em Vitória esse espaço cultural, um símbolo que dá força, que empodera as nossas questões e os nossos debates enquanto cidadãos negros. O Mucane conta a nossa história para que esta e também as gerações futuras não cometam as mesmas injustiças sociais”, afirmou a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim.

“O Mucane representa, além de um forte símbolo de luta e resistência, cultura raiz! É por meio dele que podemos realizar a promoção e a difusão da cultura negra, de matriz africana, que influenciou muito e influencia as mais variadas expressões da arte, como a dança, o teatro e a música. O Mucane tem muito desse papel, de resgatar e preservar o conhecimento e o repertório cultural afro que nos permitiram a construção de uma identidade própria no Brasil”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Programação:

Segunda (10) – 20h – “Minha Menina” (Diedra Rovena);

Terça (11) – 20h – “Casa AmarEla do Bonfim – Sarau das poetas pretas periféricas” (Priscilla Gomes e Meiriele Lemos);

Quarta (12) – 20h – “(DES) construção (Léia Rodrigues);

Quinta (13) – 21h – “Tunico da Vila e do Terreiro” (Tunico da Vila);

Sexta (14) – 20h – “Estandarte negro – do Maciço Central ao Armazém” (Rômullo Corrêa).

 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3