domingo, 21 de abril de 2024 / 20:48
InícioEducaçãoTerapia infantil ajuda crianças com problemas como a depressão e traumas

banner topo matérias 728x90px

Terapia infantil ajuda crianças com problemas como a depressão e traumas

Crianças com dificuldade de relacionamento com outras da mesma idade, inconsistência com os membros da família, constantes reclamações dos professores, dificuldade em manter a concentração, traumas de infância, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade, depressão, entre outras dificuldades podem fazer uso da terapia para melhorar essas questões.

A terapia trabalha aspectos sociais, emocionais e cognitivos da criança. Segundo a docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Julyane Bissoli, os psicólogos infantis podem auxiliar em questões relacionadas a dificuldades no desenvolvimento, como por exemplo déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade, bem como, ajudar as crianças a lidar com traumas na primeira infância.

“Essa é uma etapa da vida da criança que alguns sentimentos e emoções vão surgindo e, normalmente, os pequenos não as sabem distinguir, sendo uma consequência disso o impacto no desenvolvimento.  Por isso, a terapia infantil é uma alternativa para o aprimoramento da criança quanto ao controle emocional e na outra ponta, ajuda os responsáveis a entenderem a proporção desse tratamento”, explica a médica.

Julyane acrescenta que, muitas vezes, os pais encontram dificuldades em administrar os conflitos domésticos e educacionais, portanto, ir ao psicólogo é apropriado para orientação diante de qualquer dúvida ou problema relacionado à educação e saúde mental dos filhos. “Não saber lidar com questões de conflito pode impactar não só na infância do indivíduo, uma vez que os fatos ocorridos nesse período podem refletir no futuro. Por isso, a terapia tem o objetivo de auxiliar na busca de caminhos para um equilíbrio nas relações”, orienta a psicóloga.

Vale lembrar que na infância não é possível ter o discernimento do que se sente para falar espontaneamente durante um atendimento, então é preciso atuar de forma lúdica, com brincadeiras que possibilitem interações de modo que o profissional encontre caminhos para aliviar o sofrimento.  “O atendimento infantil se aproxima ao de adultos, mas seguindo a particularidade de cada caso teremos uma abordagem diferente. O uso de jogos lúdicos, por exemplo, é um tipo de intervenção muito utilizada por terapeutas”, acrescenta a professora.

Entre os benefícios da terapia estão o aumento do rendimento escolar, maior concentração, promoção da integração social da criança, eleva o potencial criativo, incentiva a interação, propicia o amadurecimento psicológico e o poder mental, reduz o excesso de tecnologia, o qual afeta a saúde mental de crianças, aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais, influencia a construção de um relacionamento melhor com os pais e professores e ajuda a criança a compreender que na vida pode acontecer coisas que não queremos.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3