sexta-feira, 9 de maio de 2025 / 02:06
InícioEconomiaSinfônica do ES apresenta sinfonia inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, de...

banner topo matérias 728x90px

Sinfônica do ES apresenta sinfonia inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, de Hipócrates

banner topo matérias 728x90px 2

Secult-helder-trefzger-by-kristina-goncalves
Secult-Helder Trefzger-by Kristina Gonçalves

Nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26), a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) dará continuidade às suas apresentações, com as Séries Pré-estreia e Concertos Sinfônicos. A regência ficará a cargo do Maestro Titular, Helder Trefzger. Os ingressos, sempre a preços populares (R$2 inteira e R$1 meia), podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Carlos Gomes (tel. (27) 3132-8399).

Abrindo o programa a Sinfonia n.º 2, do principal compositor dinamarquês, Carl Nielsen, que viveu entre 1865 e 1931. Composta entre 1901 e 1902, a obra foi inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, desenvolvida por Hipócrates, no ano 400 a.C. De acordo com o Maestro Helder Trefzger, “cada movimento da obra tem relação com um dos temperamentos humanos descritos por Hipócrates, ou seja, o colérico, o fleumático, o melancólico e o sanguíneo”.

Completando o programa, o célebre Concerto para piano e orquestra n.º 1, do compositor russo Tchaikovsky. A obra é famosa por seu tema introdutório, tocado pelas trompas e também por suas belas melodias.

Solista da noite

  

Conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica, o pianista convidado Aleyson Scopel percorre as mais importantes salas de concerto do Brasil, frequentemente à frente de suas principais orquestras, incluindo as Sinfônicas Brasileira, de São Paulo, Bahia, Porto Alegre, Espírito Santo e as Filarmônicas de Minas Gerais e do Amazonas.

No exterior, foi solista convidado da Springfield Symphony e da New England Conservatory Symphony Orchestra nos Estados Unidos, da Wollongong Symphony na Austrália, e da Orquestra do Norte de Portugal. Apresentou‐se ainda como camerista e recitalista nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Salas de concerto incluem Carnegie (Weill) Hall (Nove Iorque), Jordan Hall (Boston), Steinway Hall (Londres), Palau de la música catalana e Reial Cercle Artístic (Barcelona), Conservatório de Atenas (Grécia), Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro, foi laureado em diversos concursos internacionais, tais como William Kapell, Villa-­Lobos, Corpus Christi, Kingsville e Southern Highlands International Piano Competition.

Além das obras‐primas dos grandes compositores do repertório pianístico, o solista convidado possui ávido interesse por peças contemporâneas que traduzem a modernidade idiomática do instrumento. No momento, dedica-se a gravar para o selo Grand Piano, da Naxos, a integral das Cartas Celestes do compositor brasileiro Almeida Prado, que dedicou o XV volume da série a Scopel.

Os primeiros acordes de Aleyson ao piano foram com 14 anos de idade, para pouco depois formar-­se com a mais alta distinção no New England Conservatory of Music, em Boston. Estudou na classe da professora Patricia Zander e recebeu da instituição o prêmio Blüthner. No Brasil, prosseguiu orientado por Celia Ottoni e Myrian Dauelsberg. http://www.aleysonscopel.com/

Fonte: Secult-ES

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3