Olho Vivo é o mais novo sistema de inteligência da Serra que tem um conjunto de investimentos em segurança pública no município. Além da modernização do sistema de videomonitoramento, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos.
No total, serão 160 câmeras inteligentes, que somarão forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, que está sendo instalado na Serra, e integrado à central de videomonitoramento da Prefeitura. As câmeras de vídeo são capazes de reconhecer rostos, placas de carro, e emitir alertas. O cerco inteligente de segurança é o primeiro deste tipo no Espírito Santo.
Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, as novas câmeras tem precisão de até 95%. “Todo nosso parque de câmeras e nossa central de videomonitoramento está sendo reformada. O intuito, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é incrementar a nossa coleta de dados e criar uma rede de segurança integrada, compartilhada com outras forças como Polícia Militar, Civil e Federal”, explica.
De acordo com pesquisas e estimativas realizadas pela secretaria de Defesa Social, o novo sistema deve reduzir em até 50% as ocorrências de furto e roubo no município.