Qual o futuro político de Carlos Von?

Publicidade

banner topo matérias 728x90px

Política em um minuto – 23/11/2020

Dando continuidade a análise sobre o resultado das eleições 2020 em Guarapari (Um olhar sobre as eleições 2020 em Guarapari) vamos analisar na coluna de hoje (23/11) o que o futuro guarda para o deputado estadual Carlos Von (Avante).

Derrotado por Edson Magalhães (PSDB) nas eleições municipais por uma diferença de 2.615 votos, Carlos Von fez questão de agradecer os 20.453 votos que recebeu. Em uma demonstração de amadurecimento político, o deputado não se deixou abater e percorreu a cidade em carro aberto se posicionando como representante dos eleitores que reprovam o prefeito.

E agora?

Nos primeiros dois anos de mandato, o deputado Carlos Von assumiu uma postura de opositor ferrenho do governador Casagrande (PSB). Agora, o deputado precisa decidir se permanece no mesmo “tom” e busca se reeleger com os votos dos eleitores que não aprovam o governador ou se ameniza o discurso e tenta conquistar votos também entre os simpatizantes de Casagrande.

Seja qual for a postura do deputado, a verdade é que Carlos Von terá uma reeleição difícil em 2022. Von deve enfrentar nas urnas pelo menos quatro candidatos de grande porte na cidade de Guarapari. Além de mais uma vez ter que enfrentar Gedson Merízio (PSB) e Wendel Lima (PTB), Von também deve disputar os votos de Guarapari com Fernanda Mazzelli (Republicanos) e Rodolfo Mai (Cidadania).

Informações da cozinha do Von

Aliados do deputado dizem que ele deve usar o recesso de fim de ano para refletir sobre seu futuro. O que se comenta é que Von pode disputar a reeleição em 2022 ou até tentar se eleger deputado federal. Essa não será uma decisão fácil. Se resolver tentar a reeleição terá que buscar votos fora de Guarapari. Se optar em disputar uma vaga de deputado federal, Von pode até conseguir uma votação recorde em Guarapari como único representante da cidade na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Mas ainda assim, Von precisaria buscar votos fora da cidade. Na eleição de 2018, o deputado federal eleito com menor votação foi Evair de Melo (PP) com 48.412 votos.

O que deve fazer Edson Magalhães em 2022?

Aliados do prefeito afirmam que ele deve montar uma estratégia para impedir que Von se reeleja deputado estadual. Edson Magalhães deve incentivar que outros nomes entrem na disputa para dividir o eleitorado e impedir que Von receba votos suficientes para se reeleger. No caso de Carlos Von se candidatar a deputado federal, Edson Magalhães deve escolher um de seus aliados para lançar a deputado federal e assim impedir que Von seja o único representante do município na disputa.

Seja qual for a decisão, Carlos Von parece ter entendido que precisa “cuidar” muito bem dos mais de 20 mil votos que recebeu na cidade quando demonstrou humildade e distribuiu sorrisos no dia seguinte da eleição.

 

Na próxima coluna, vamos analisar por que o presidente da Câmara Enis Gordin (PSB) não se reelegeu?

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui