Início Economia Produção industrial do ES é considerada alta ao longo do ano

Produção industrial do ES é considerada alta ao longo do ano

banner topo matérias 728x90px

Os dados da Produção Industrial do Espírito Santo (PIM-PF) apresentados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), neste mês de novembro, apontam que a produção industrial do Espírito Santo avançou 0,2% em setembro frente ao mês imediatamente anterior. O resultado foi superior à média nacional, que teve desempenho negativo, de -0,4%. Em todo o Brasil, além do ES, a produção industrial só teve alta em mais cinco dos 15 locais pesquisados.

Com o resultado positivo de setembro, a atividade industrial do Estado acumula, em 2021, alta de 8,5%, fazendo com que o Espírito Santo também supere a média do crescimento nacional (7,5%).  O destaque da indústria capixaba no mês de setembro ficou com a indústria de transformação capixaba, que, sozinha, registrou crescimento de 3,8%, puxada pela maior produção de produtos alimentícios (8,1%), de metalurgia (6,4%) e de celulose, papel e produtos de papel (1,4%).

Já na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2021, a produção industrial do Espírito Santo caiu 0,8%, resultado menos negativo que o registrado pela média do país (-1,7%).

De acordo com a economista-chefe da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marília Silva, essa perda de dinamismo no Estado foi influenciada principalmente pela queda na produção da indústria extrativa (-10,4%).

 “Nos próximos meses, o cenário permanece desafiador para a atividade industrial, pois a economia global ainda está em recuperação. Há gargalos persistentes nas cadeias produtivas globais, que levaram a aumentos dos preços dos insumos em vários países e impactaram as cadeias logísticas mundiais. Por exemplo, com a falta de contêineres, a restrição quantitativa de navios e a alta nos custos de transporte marítimo. Adicionalmente, há temores gerados pela crise energética mundial e pela desaceleração da economia chinesa”, explica Marília Silva.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -