domingo, 21 de abril de 2024 / 21:51
InícioCidadesPrefeitura de Guarapari vai comprar mais um prédio

banner topo matérias 728x90px

Prefeitura de Guarapari vai comprar mais um prédio

whatsapp-image-2017-07-25-at-12-19-53

Depois de desapropriar um prédio que tem valor estimado em dois milhões de reais para utilizar como sede da prefeitura, o prefeito Edson Magalhães anuncia que vai comprar outro prédio, esse no valor estimado em mais de três milhões de reais.

O motivo alegado para a compra do novo prédio é criar no local uma feira de artesanato e um espaço da cultura. Dessa forma, Edson Magalhães vai poder retirar a feirinha do terreno ao lado do Radium Hotel, no centro da cidade.

O prédio em questão é o antigo Shopping Paris, que fica na Avenida Paris, Praia do Morro. O secretário de Turismo, Miguel Agrizzi, destaca o ‘grande potencial do prédio’ para alavancar o turismo no município.

Nossa equipe entrou em contato com alguns artesãos para saber o que pensam sobre a mudança da feira que fica ao lado do Radium Hotel para o antigo prédio do Shopping Paris. “É uma pena que as coisas sejam feitas sem diálogo. Se esse ponto fosse bom o Shopping Paris não teria fechado.” Argumenta um artesão que pediu para não ser identificado.

O espaço, ainda segundo o secretário de Turismo, poderá ser usado para a instalação de auditórios que visam atender ‘necessidades da Secretaria de Turismo’.

A moradora do centro de Guarapari, Maria Fontana, disse não entender o investimento. “Moro no centro e acredito que esse investimento poderia ser feito aqui. O prédio do Radium Hotel continua caindo aos pedaços. Esse dinheiro poderia ser gasto na reforma do Radium. Isso sim atrairia mais turistas e valorizaria o centro da cidade”, disse a moradora.

Nossa equipe conseguiu com exclusividade cópia dos documentos que comprovam a avaliação feita pela justiça sobre o preço do antigo Shopping Paris, valor esse que precisa ser corrigido para o ano de 2017. Em 2012, a justiça calculou o valor do prédio em mais de três milhões de reais.

Decisão judicial sobre valor do imóvel
Decisão judicial sobre valor do imóvel

A pedido do Portal Realidade Capixaba o arquiteto Leandro Santos fez uma avaliação do custo de reforma do prédio. “Eu preciso ter acesso ao prédio, mas olhando de fora e tendo a informação do tempo em que o prédio está fechado, podemos estimar a reforma em mais de um milhão de reais, principalmente, se levarmos em conta a criação de auditórios no local para a realização de cursos e palestras, conforme foi anunciado”, disse o arquiteto.

Se somarmos os valores que serão pagos pelos dois prédios adquiridos pela prefeitura, Shopping Paris e nova sede da Prefeitura, com o valor das reformas necessárias, a prefeitura deve gastar mais de cinco milhões de reais nessas aquisições.

Entenda o caso

Essa não é a primeira vez que Edson Magalhães tenta desapropriar o prédio do antigo Shopping Paris. Em 2012, Edson mandou fazer uma avaliação sobre o prédio e depositou na justiça aproximadamente R$200.000,00 para a compra do mesmo, entretanto o proprietário questionou o valor e a justiça determinou o montante correto, que superava os três milhões de reais.

Avaliação feita pela prefeitura em 2012.
Avaliação feita pela prefeitura em 2012.

whatsapp-image-2017-07-25-at-13-30-03

O pagamento só não foi concretizado porque o prefeito Orly Gomes, que herdou esse contrato, resolveu suspender a compra e desfazer o negócio. Na ocasião, o prefeito Orly Gomes informou que existiam outras prioridades e que um debate deveria ser feito com os artesãos sobre a criação de uma nova feira do artesanato.

Abaixo, documento de desapropriação do prédio novo da prefeitura:

whatsapp-image-2017-07-25-at-12-19-51-1

 

 

Reportagem, Joice Biane.

banner lateral 300x300px 2

1 COMENTÁRIO

  1. A moradora do centro de Guarapari, Maria Fontana, disse não entender o investimento. “Moro no centro e acredito que esse investimento poderia ser feito aqui. O prédio do Radium Hotel continua caindo aos pedaços. Esse dinheiro poderia ser gasto na reforma do Radium. Isso sim atrairia mais turistas e valorizaria o centro da cidade”, disse a moradora.

    Faço das palavras dela as minhas ….tenho a mesma opinião a respeito do Radium Hotel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3