domingo, 26 de maio de 2024 / 11:54
InícioEsporte e SaúdePratos típicos do Catar têm como forte as especiarias

banner topo matérias 728x90px

Pratos típicos do Catar têm como forte as especiarias

O campeonato mundial de futebol trouxe curiosidade sobre o país árabe com pouco mais de 2,8 milhões de habitantes localizado no continente asiático. Com a estimativa de receber cerca de 1,2 milhão de turistas vindos de diversos cantos do planeta para assistir aos jogos das 32 seleções que participam da disputa, o país vai oferecer também diversos sabores aos torcedores.

Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patricia Ziviani, a culinária tradicional e os hábitos alimentares do país muçulmano reúnem influências do Irã, Líbano e Índia, além do norte da África e da cultura nômade beduína.

“Quem deseja experimentar os pratos típicos do Catar, vai alguns parecidos com os brasileiros, como ensopados caseiros e arroz cozido com carnes. Mas, a característica principal é mesmo a forte marca de especiarias e condimentos no preparo dos alimentos, e o consumo de carnes como o cordeiro, peixes e frutos do mar”, diz.

Por conta de tradições culturais, os catarianos em sua maioria não costumam consumir carne de porco e bebidas alcóolicas. Para os turistas que visitarão o país, inclusive, é preciso uma autorização especial para a compra desses produtos, que são vendidos em estabelecimentos específicos.

A seguir, a docente lista os principais pratos do país anfitrião da competição em 2022:

*Saloona – *ensopado de legumes feito a base de carne de boi, cordeiro ou peixe, incluindo legumes como batata, cenoura, berinjela e tomate.

*Warak enab –* petisco frito, é um enroladinho de folhas de parreira com recheio de carne.

*Majboos – *um arroz temperado, feito com cordeiro ou frango e legumes – muito similar à galinhada brasileira.

Kousa mahshi – abobrinha recheada com arroz e carne carneiro moída, que pode ser mergulhada em molho de tomate ou iogurte.

*Luqmait – *sobremesa doce popular no país, é parecido com um bolinho de chuva, é frito, feito com açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo, tem consistência crocante por fora e fofinha por dentro.

Khanfaroosh – boa opção para acompanhar o café, é um pãozinho em forma de

disco a base de farinha de arroz, leite e cardamomo. Pode ser consumido mergulhado no mel.

*Cordeiro –* carne bastante consumida, servida acompanhada de molho de iogurte.

*Tahine -* creme de gergelim usado como complemento de pratos doces.

*Tabule -* conhecido dos brasileiros, é um prato libanês, feito de triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e temperos.

*Limonada de hortelã -* a bebida é a queridinha dos habitantes do Catar.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3