InícioNoticiasPolícia Ambiental resgata píton birmanesa em São Mateus

banner topo matérias 728x90px

Polícia Ambiental resgata píton birmanesa em São Mateus

Militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foram acionados nessa quarta (11/5) para recolher uma Jiboia que estava na residência de uma família, no balneário de Guriri, em São Mateus.

A cobra foi retirada com os equipamentos específicos para esse tipo de ação e foi verificado que se tratava de uma Píton da Birmânia (Píton Birmanês), um animal que não faz parte da fauna silvestre brasileira, e estava sendo criada em cativeiro como animal de estimação pela família que solicitou o recolhimento. A solicitante informou aos policiais que recebeu o animal de presente de um familiar, quando era um filhote, e que mantinha a cobra dentro de um viveiro especial, mas que, pelo crescimento e força réptil, a proteção de vidro do local foi rompida, sendo inviável continuar com a sua manutenção.

Foram necessários nove policiais militares ambientais para realizar a operação de resgate contenção e o transporte do animal até o Projeto Cereias, em Aracruz, onde passará por quarentena, e será encaminhada posteriormente para um local adequado a sua manutenção de forma legal.

A serpente que é nativa do continente asiático possuí cerca de 4 metros de comprimento e 80 quilos de peso corporal, e por isso, foi utilizado um veículo do tipo van da Polícia Ambiental para executar o transporte, uma vez que não havia caixas de contenção capazes de comportar o réptil.

A Polícia Ambiental ressalta que para haver a importação de animais exóticos para criação em cativeiro residencial ou comercial, é necessária uma autorização do Ibama. Os animais devem ser adquiridos em criadouros comerciais registrados, sendo necessária uma avaliação biológica e emissão de laudos específicos, para evitar que possíveis doenças sejam transmitidas aos seres humanos e a fauna nativa.

Informações: Sesp

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3

- Publicidade -