domingo, 21 de abril de 2024 / 20:18
InícioNoticiasOs donos de Guarapari

banner topo matérias 728x90px

Os donos de Guarapari

Política em um minuto – 03/10/2022

A cidade de Guarapari possui dois deputados estaduais, Zé Preto e Tyago Hoffmann. Zé preto superou os políticos tradicionais da cidade e se consolidou como uma nova liderança. Tyago Hoffmann conquistou votos em todas as regiões do estado e confirmou o que se esperava se tornando um dos deputados mais votados no Espírito Santo.

Quem é Tyago Hoffmann?

De perfil técnico, Tyago Hoffmann (PSB) conquistou votação expressiva (32.123) e foi o mais votado do PSB e o sétimo mais votado do estado. Apontado como o candidato do governador, Tyago Hoffmann venceu a primeira eleição que disputou apresentando um vasto currículo como secretário de Governo e secretário de Ciência, Tecnologia de Casagrande. Tyago é filho de Guarapari, casado e tem uma filha e sua  família  mora na rua da Marinha em Itapebussu. Economista de formação, Hoffmann estudou na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ocupou o cargo de secretário de Transportes de Vitória na administração do prefeito Luciano Resende. Como principal cartão de visitas na eleição, Tyago Hoffmann apresentou o Qualificar ES, projeto do Governo do Estado, desenvolvido na secretaria de Ciência e Tecnologia quando Tyago era secretário.

Quem é Zé Preto?

Com base eleitoral em Meaípe, Zé Preto (PL) conquistou os moradores de Guarapari com seu jeito simples. Identificado com o morador das comunidades, Zé Preto embarcou na onda do Bolsonarismo e ficou com a quinta vaga do partido. Deputado estadual mais votado em Guarapari (15.901), Zé Preto surpreendeu os grupos políticos tradicionais da cidade e superou o deputado Carlos Von e o presidente da Câmara, vereador Wendel Lima, que não se elegeram. Casado, pai de dois filhos e avô de uma neta, Zé Preto criou fama em todo o estado como um dos principais tratadores de cavalos e hoje é empresário, proprietário de um haras. Vereador mais votado de Guarapari, se afastou do prefeito Edson Magalhães e caminhou sozinho pela cidade. De porta em porta, Zé Preto contou com alguns apoiadores que acreditaram no que mais ninguém acreditava: Zé Preto deputado estadual.

E Carlos Von, Wendel Lina, Fernanda Mazzelli, Maria Helena e Gedson Merízio?

Tradicionais políticos de Guarapari merecem uma análise mais detalhada e individual. Por hora, vale o registro que juntos somaram 36.478 votos e gastaram quase 2 milhões de reais nessa eleição. Maria Helena (UNIÃO), Gedson Merízio (PODE) e Fernanda Mazzelli (PODE) gastaram cada um mais de meio milhão de reais e Carlos Von (DC) e Wendel Lima (PTB) contaram com as estruturas que possuem em seus gabinetes e mais uma quantia razoável de recursos. Apenas para efeito de comparação, Tyago Hoffmann sozinho teve quase a mesma votação que o total dos votos de  Von, Wendel, Fernanda, Gedson e Maria Helena juntos, e Zé Preto com recursos declarados de R$45.400,00 para a campanha teve quase cinco vezes a votação de Maria Helena que gastou R$ 745.682,00 e foi a candidata com mais recursos da cidade. 

Parabéns aos eleitos e que os derrotados … essa análise fica para uma próxima coluna.

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3