Política em um minuto – 31/12/2024
Como presente de Ano Novo para a população de Guarapari, o prefeito eleito Rodrigo Borges já definiu qual será seu primeiro ato: criar cargos para amigos que ajudaram na campanha.
O que mais chama atenção na criação desses novos cargos é que Rodrigo Borges divulgou, em uma coletiva de imprensa, que iria diminuir o número de cargos na prefeitura. Mas, parece que o anúncio de redução foi apenas uma velha artimanha política para desviar o foco de Rodrigo criar seis novas secretarias, além de cargos para assessores especiais.
Entenda o caso
Na nova estrutura que o prefeito eleito Rodrigo Borges vai enviar para a câmara municipal estão as seis secretarias com seis cargos de secretario, seis cargos de subsecretários e assessores. Mas, Rodrigo não vai parar por aí: além dos novos cargos de secretários, adjuntos e assessores, o novo prefeito de Guarapari também vai criar dez cargos de assessores especiais do gabinete do prefeito com salários de R$10.000,00 (dez mil reais).
Nossa fonte disse que Rodrigo Borges vai criar esses dez cargos para abrigar apoiadores que não possuem capacidade técnica para assumir cargos essenciais. “Rodrigo vai abrigar amigos e apoiadores que não possuem capacidade para assumir secretarias, mas que receberam a promessa de assumirem cargos com salários de secretários. Por isso serão criados cargos chamados de aspones (assessor de p… nenhuma). O papel deles será acompanhar Rodrigo em visitas aos bairros e falar bem do prefeito”, contou nossa fonte.
Votação dos Jabutis
“Jabuti” no poder legislativo é um termo criado quando um projeto possui outros assuntos que precisam passar despercebidos e essa é a estratégia do prefeito eleito Rodrigo Borges. “No projeto de criação das novas secretarias, o prefeito vai colocar a criação desses novos cargos para que sejam aprovados sem que a população perceba” explicou nossa fonte.
Votação em sessão extraordinária
O prefeito eleito Rodrigo Borges vai solicitar uma sessão extraordinária com o intuito de aprovar a criação dos cargos sem que o tema seja debatido com a sociedade. A sessão extraordinária possui rito próprio e os vereadores só podem aprovar ou reprovar. Segundo nossa fonte, nenhum vereador vai receber o projeto antes para ler e a sociedade também não terá acesso. “Para preencher o requisito de transparência o prefeito vai colocar que discutiu com a sociedade na coletiva de imprensa que foi realizada, mas esse tema não foi apresentado e os veículos que participaram da coletiva foram escolhidos a dedo. A maioria dos presentes vai receber cargos na prefeitura. Alguns vão assumir e outros vão colocar parentes. Pode aguardar e verificar no diário oficial.” Disse nossa fonte.
Rodrigo quer Sabrina na presidência da câmara
O prefeito eleito quer a vereadora Sabrina Astori, filha do ex vereador Wanderlei Astori, como presidente da câmara. O acordo foi firmado em uma reunião a portas fechadas com o tio da vereadora que foi um influente colaborador da campanha de Rodrigo. “O prefeito precisa de um presidente que aprove os projetos em regime de urgência e para isso escolheu Sabrina. Rodrigo não quer nenhum vereador novato e preferiu escolher alguém de família tradicional na política por entender que a experiência facilita a negociação” completou nossa fonte.
Atualizado em: 30/12/2024 – 17h20
Sai Sabrina, entra Izac Queiroz
Assim que a matéria foi publicada, uma fonte ligada ao prefeito, entrou em contato com nossa equipe e informou que o prefeito eleito Rodrigo Borges desistiu da vereadora Sabrina Astori e preferiu apostar no vereador Izac Queiroz para presidente da câmara. Com perfil mais agregador, Izac pode conquistar os votos dos vereadores (novatos) e assim assumir a presidência da casa para o biênio 2025/2026. “O prefeito já começou a ligar para os demais vereadores pedindo votos para o Izac. A vereadora Sabrina caiu antes de assumir”, disse nossa fonte.