domingo, 26 de maio de 2024 / 11:43
InícioEducaçãoMulheres na Indústria: Senai ES abre 1.500 vagas gratuitas para qualificação

banner topo matérias 728x90px

Mulheres na Indústria: Senai ES abre 1.500 vagas gratuitas para qualificação

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES, lançou o programa Mulheres na Indústria. Serão 1.500 vagas gratuitas para qualificação de mulheres ao longo do ano de 2024. A primeira turma começa neste mês de março e as inscrições já estão abertas.

A iniciativa surge com o propósito de oferecer capacitações técnicas para que mulheres adquiram conhecimento e habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas da indústria, contribuindo para a diversificação e a valorização da mão de obra feminina.   

As vagas serão distribuídas ao longo do ano, sendo 150 oportunidades mensais, de março a dezembro, abrangendo cursos com carga horária entre 40 e 160 horas, nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação.  

O processo de matrícula começou sexta-feira (08). Para participar, acesse: https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/

É preciso ter no mínimo 16 anos completos; ter, pelo menos, ensino fundamental incompleto; e apresentar autodeclaração de baixa renda.  

No Espírito Santo, as mulheres representam 23% dos empregos formais na indústria, e 25% no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho.  

“Já tivemos muitas conquistas, mas ainda há muito a avançar, seja do ponto de vista das oportunidades, remuneração e posições de liderança. Nesse contexto, a Findes tem trabalhado em um Plano Estratégico de Longo Prazo para ofertar mais vagas exclusivas para elas. Em 2023, dos 25 mil formados no Senai ES, cerca de 40% eram mulheres. Nossa meta é que esse percentual chegue a 50% até 2035. Em três anos, oferecemos cerca de 1 mil vagas exclusivas e, só neste ano, serão 1,5 mil oportunidades com gratuidade para mulheres. É um trabalho do Senai que vamos realizar em parceria com a indústria capixaba”, afirmou a presidente da Findes, Cris Samorini,

As áreas contempladas pelo programa Mulheres na Indústria incluem Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva, Alimentação, Petróleo e Gás, Tecnologia, Automação e Mecatrônica, Energias, entre outras, de acordo com o portfólio do Senai e considerando a vocação de cada região capixaba.  

No primeiro mês, o foco será na área de Construção Civil. As aulas vão ter início no dia 25 de março, com cinco turmas disponíveis e 30 alunos cada, com os cursos Eletricista Instalador Predial nas unidades do Senai Vitória e Civit (Serra); Pinturas Texturizadas no Senai Araçás (Vila Velha) e em Cachoeiro de Itapemirim; Eletricista Industrial no Senai Aracruz.   

  

Serviço:

Programa Mulheres na Indústria  

Março: 150 vagas – 05 turmas disponíveis e 30 alunos cada.  

Matrículas abertas a partir do dia 08 e março.  

Inscrições: https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/.   

Pré-requisitos: Ter no mínimo 16 anos completos, possuir ensino fundamental incompleto e apresentar autodeclaração de baixa renda.  

Unidades/Cursos:  

Vitória – curso de Eletricista instalador predial  

Serra (Civit) – curso Eletricista instalador predial  

Vila Velha – curso Pinturas texturizadas  

Cachoeiro – curso Pinturas texturizadas  

Aracruz – curso Eletricista industrial  

As aulas começam dia 25 de março.

Fonte: Assessoria Findes

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3