terça-feira, 16 de abril de 2024 / 10:02
InícioEconomiaIndicador de Ambiente de Negócios auxilia empreendedores

banner topo matérias 728x90px

Indicador de Ambiente de Negócios auxilia empreendedores

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), lançou na última terça-feira (08) o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2020, 2º edição da ferramenta.

A finalidade do IAN é de sinalizar, como um farol, um caminho para auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam o seu território.

A ferramenta, apresenta 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado).

Segundo a Findes, o IAN 2020 pode ser visto como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer as realidades específicas sobre ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo. Em suma, o IAN trata-se de um primeiro olhar qualificado sobre o território.

Além disso, o IAN 2020 permitirá a análise da evolução dos indicadores para cada município do ES, entre 2019 e 2020. Com isso, os gestores públicos, empresários e a sociedade em geral passa a ter não só um retrato da situação do ambiente de negócios do seu município, mas também consegue analisar essa situação de forma dinâmica em dois diferentes períodos. Neste ano, o IAN possibilitará um maior leque de comparações em nível de categorias e de indicadores, o usuário poderá comparar o município selecionado com diferentes agrupamentos regionais, bem como confrontar com qualquer outro município a sua escolha.

A apresentação dos dados continuará sendo por meio do Portal da Indústria do ES em que os municípios recebem uma pontuação para cada um dos eixos e uma pontuação agregada – IAN, tanto para 2019 como para 2020. As pontuações são obtidas por uma média quantitativa de indicadores mapeados e ponderados por uma metodologia pré-definida. Ademais, o dado poderá ser acessado para cada um dos eixos, para cada categoria e para cada um dos indicadores constituindo em uma ferramenta de identificação de gargalos e de boas performances locais em um nível considerável de detalhes.

Cabe ressaltar que os municípios seguem agrupados em clusters de similaridades, com o objetivo de respeitar as diferenças e as semelhanças de cada conjunto de localidades.

O IAN 2020 também apresenta algumas saídas possíveis a diferentes problemas para realidades análogas àquelas dos municípios capixabas, por meio do banco de boas práticas de procedimentos que vêm sendo adotados por outras cidades do Brasil.

“O indicador é uma ferramenta espetacular. Estamos lidando com a dificuldade de mostrar as melhorias no ambiente de negócios, e esse instrumento é uma referência importantíssima. É essencial para que possamos acompanhar os avanços e aprimorar cada vez mais as políticas públicas, baseado em evidências e que possamos entender os ganhos que estamos gerando”, disse Marcelo Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia.

Fonte: Findes

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3