Política em um minuto – 23/11/2020
O debate promovido pela TV Vitória no sábado (21/11), deixou clara as estratégias dos candidatos Max Filho (PSDB) e Arnaldinho Borgo (Podemos). Enquanto Max se apresenta como o candidato que o eleitor conhece e por isso, sabe o que pode esperar, Arnaldinho se apresenta como a mudança que pode levar Vila Velha para dias melhores.
Mas não foram as propostas dos candidatos que se destacaram no debate: o grande destaque foi o vereador Ivan Carlini (DEM). Quem acompanhou o debate percebeu que para os candidatos a saúde, a educação, a geração de emprego e até mesmo as chuvas e os consequentes alagamentos são questões menores, o mais importante para os candidatos foi tentar desconstruir o adversário. Na verdade, parece que quem for amigo de Ivan Carlini está fadado ao fracasso. Talvez seja esse o motivo de Vila Velha enfrentar problemas crônicos nos últimos 20 anos e nenhum prefeito conseguir resolver. Talvez a culpa dos alagamentos seja de Ivan Carlini. Talvez a culpa da falta de medicamentos seja de Ivan Carlini. Talvez o desemprego seja culpa de Ivan Carlini.
Uma pena reduzir o debate sobre o futuro de Vila Velha a uma pergunta: quem é amigo de Ivan Carlini?
E a resposta?
A verdade é que até o próximo dia 29 de novembro, ninguém quer ser amigo de Ivan Carlini.
E depois das eleições?
Depois ninguém sabe. Mas, até Ivan Carlini ser derrotado nas urnas e não se reeleger todos queriam o apoio dele. O mesmo aconteceu com os últimos 5 prefeitos. Em uma rápida busca no Google podemos encontrar fotos de todos “posando” para as lentes das câmeras e dos celulares ao lado de Ivan Carlini.
Isso importa?
Já entendemos que Arnaldinho, Max, Neucimar, Rodney Miranda, Casagrande, Paulo Hartung … todos que já precisaram pedir votos em Vila Velha já foram “amigos” de Ivan Carlini. Que tal agora debatermos propostas?