domingo, 26 de maio de 2024 / 12:52
InícioDireitoDeputado propõe cadastro de condenado por estupro

banner topo matérias 728x90px

Deputado propõe cadastro de condenado por estupro

O Projeto de Lei (PL) 267/2024 que institui cadastro de condenados por estupro e violência doméstica contra mulher foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos). Pela proposta, o nome e foto do criminoso será incluído na lista após condenação definitiva, permanecendo até que a pena seja cumprida. Mas não apresentará nenhum tipo de informação das vítimas para preservar a identidade delas. 

“Estamos dando mais um passo significativo na prevenção e combate de crimes tão sérios. O nosso Estado não pode continuar com números tão alarmantes de feminicídio e violência, precisamos de medidas que realmente contribuam com essa prevenção”, afirma Marcelo Santos.

Segundo a matéria, o banco de dados deverá ser disponibilizado em site na internet, a ser mantido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O projeto ressalva que o acesso a esse cadastro deverá ser feito de maneira restrita; Caso vire lei, a medida passar a valer 90 dias após publicação em diário oficial.  

Justificativa

O autor defende a iniciativa ao citar uma decisão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) que não sustentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra duas leis mato-grossenses de teor similar. Pelo julgado, Estados ficam autorizados a criar, por meio de leis, cadastros públicos de pessoas efetivamente condenadas por crimes sexuais e de violência doméstica

Segundo informações da assessoria do presidente, o Espírito Santo é o quinto estado do país com a maior proporção de mulheres vítimas de violência psicológica, física ou sexual pelo parceiro íntimo. A pesquisa “Estatísticas de Gênero – Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, divulgada pelo IBGE, aponta que 7,2% das mulheres capixabas com 18 anos ou mais já foram vítimas desse tipo de violência.

Acompanhe a tramitação do PL 267/2024

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3