Início Noticias Deputado estadual defende participação de usina termelétrica na exploração do gás

Deputado estadual defende participação de usina termelétrica na exploração do gás

banner topo matérias 728x90px

Na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizada na última quarta-feira (15), foi cobrado um posicionamento da Petrobras para que forneça documento garantindo fornecimento de gás natural à Usina Termelétrica de Linhares a fim de permitir que a unidade participe do Leilão para Contratação de Potência Elétrica e de Energia Associada, denominado “Leilão de Reserva de Capacidade, de 2021”, que acontecerá no dia 21 de dezembro.

Segundo o presidente da Comissão de Petróleo e Gás da Ales, o deputado estadual Marcelo Santos, a Termelétrica de Linhares é a única deste modelo no nosso Estado, gerando benefícios como segurança elétrica e energética, sendo assim um importante contrato para a ES Gás, controlada pelo Estado, além de contribuir para a redução das tarifas de energia elétrica e de gás natural no Espírito Santo. “Linhares já é atendida pela Petrobras e conta com toda infraestrutura, pronta para ser utilizada. Qualquer mudança pode inviabilizar a continuidade da única termelétrica a gás natural em nosso Estado”, iniciou o parlamentar.

O leilão de potência está agendado para o dia 21 de dezembro e vai recontratar as usinas termelétricas existentes. A Termelétrica de Linhares depende da extensão do contrato de gás com a petroleira para permanecer operando em novas bases comerciais de GNL (gás natural liquefeito).

“Para ter acesso isonômico ao gás natural explorado pela Petrobras, Linhares e a ES Gás precisam receber a carta da Petrobras dentro de um prazo razoável para que a termelétrica capixaba possa fazer seu cadastro no leilão. O pleito está na gerência geral de comercialização de gás e energia da estatal comandada pelo governo federal”, explicou Marcelo que, após a Sessão, enviou ofício à estatal cobrando uma resposta.

 

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -