Início Direito Consumidores do interior participam de campanha fiscal nos supermercados

Consumidores do interior participam de campanha fiscal nos supermercados

banner topo matérias 728x90px

Consumidores residentes no interior do Estado também podem se beneficiar com a Campanha Fiscal Consumidor. A medida favorece quem encontrar produto vencido nas prateleiras dos supermercados participantes, por meio da troca gratuita e imediata do item por outro igual ou similar e que esteja próprio para o consumo.

O Termo de Cooperação assinado pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) tem por objetivos prevenir a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, fazendo com que os supermercadistas estejam ainda mais atentos aos produtos que estão sendo expostos diariamente nas prateleiras; criar na população a cultura de verificar a data de validade, rotulagem e embalagem dos produtos no ato da compra; e propiciar meios alternativos de solução de conflitos de consumo.

A Campanha Fiscal Consumidor consiste em, caso seja encontrado qualquer produto com data de validade vencida nos supermercados filiados à Acaps, antes de efetuar o pagamento no caixa, o consumidor deverá procurar o gerente do supermercado para receber de forma gratuita e imediata outro produto igual e próprio para consumo.

Se naquele momento, o estabelecimento não dispuser de produto idêntico, o consumidor receberá outro similar e de igual valor ou, ainda, um produto da mesma seção com preço superior (mas deverá complementar a diferença do valor) ou inferior (não fará jus ao crédito remanescente).

Segundo o Termo de Cooperação, independentemente da quantidade de itens do produto vencido encontrado, o consumidor receberá gratuitamente apenas uma unidade do produto idêntico ou similar, dentro do prazo de validade. O consumidor também não poderá receber em crédito ou dinheiro o valor do produto vencido.

Para saber se o supermercado participa ou não da campanha, o consumidor poderá observar se a loja encontra-se devidamente sinalizada com cartazes ou outras peças de comunicação que identifiquem a Campanha Fiscal Consumidor. Também poderão consultar no site da Acaps – www.acaps.org.br a lista de supermercados associados.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que a campanha tem caráter pedagógico e não impede a atuação dos Procons e a realização de fiscalizações, mediante denúncias de consumidores.

“Com essa campanha, ganham os consumidores que se sentem empoderados e valorizados por terem os seus direitos respeitados e os supermercadistas, que conseguem fidelizar os seus clientes com a solução do problema e evitar demandas nos órgãos de defesa do consumidor”, ressaltou Athayde.

Entenda a Campanha Fiscal Consumidor

Troca: quem encontrar um produto vencido em exposição nas prateleiras dos supermercados participantes da campanha vai ter direito a outro, dentro do prazo de validade. Mas, independentemente de quantos produtos o consumidor encontrar, receberá apenas uma unidade gratuitamente.

Como fazer: para fazer a troca do produto, o consumidor deverá procurar o gerente do estabelecimento, antes de se dirigir ao caixa, e solicitar a troca por um produto igual ou similar, sem custo. O consumidor beneficiado nessa campanha deverá assinar obrigatoriamente o Termo de Identificação para controle interno do estabelecimento comercial.

Onde: em qualquer supermercado que seja filiado à Acaps e esteja identificado com cartazes da campanha.

Quando: a campanha vigorará no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogada.

Abrangência: a campanha é válida em todo o Espírito Santo.

Fonte: Procon Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

Anuncio de video

HTML Code here

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -
- Publicidade -